Apresentado ao mercado em 2017, aquele que continua sendo o único modelo da francesa Alpine, o A110, acaba de receber uma atualização para 2022. Cujas novidades residem, não apenas no domínio das tecnologias e aumento da potência, como também na restruturação da própria gama.
Mantendo a oferta baseada em três versões principais, a primeira novidade, no A110 para 2022, surge, desde logo, nas designações. As quais passam a ostentar uma nova nomenclatura, com a versão base A110 Pure a adoptar a designação de apenas A110, ao passo que a versão intermédia, Légende, passa a chamar-se GT.
Já a versão de topo S do Alpine A110, mantém não só a designação, como o posicionamento mais hardcore.
No entanto e apesar destas alterações, a Alpine também refere que, as maiores diferenças, estão, não só nos nomes, mas, também, no "carácter" e no "território" que cada um ocupa. Destacando o motor programado à medida, assim como as configurações de chassis oferecidas por cada variante, como os elementos diferenciadores tangíveis.
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Desta forma, a versão de entrada A110 continua a priorizar a leveza e a agilidade. Com o modelo a fazer do peso-pluma (apenas 1.098 kg a seco) e da distribuição de peso quase perfeita (44:56) argumentos determinantes na oferta de uma "eficiência e comportamento comunicativo em todas as circunstâncias", como forma de garantir "um puro prazer de condução".
A apoiar esta ambição, o já conhecido quatro cilindros 1.8 turbo a debitar 252 cv de potência e 320 Nm de binário, e que, ajudado por uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5s.
Alpine A110 GT: uma espécie de Grand Tourer
Passando à versão intermédia A110 GT, o recentrar da prioridade no refinamento em viagens mais longas, graças, desde logo, a assentos revestidos a couro Comfort, melhor equipamento, mas também jantes em liga leve de 18". Tudo isto, a contribuir para que o modelo pese um pouco mais (1.119 kg) que a versão base, sem deixar de acelerar dos 0 aos 100 km/h um pouco mais rápido que o primeiro: 4,2 segundos. Neste caso, graças ao aumento da potência para os 300 cv.
Desta versão fazem também parte um sistema de escape específico e desportivo, assim como travões melhorados.
A110 S: o verdadeiro desportivo
Finalmente como topo de gama, o A110 S, e que, segundo a Alpine, é a proposta concebida para oferecer uma experiência de condução "intensamente desportiva e Alpine", graças, desde logo, à integração de um opcional pack aerodinâmico em fibra de carbono e que inclui uma robusta asa traseira, jantes GT Race de 18", pinças de travão na cor laranja e emblema em preto. Sendo ainda possível juntar uma pintura exterior de dois tons, em laranja e preto.
Equipado com opcionais pneus semi-slick Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, mas também com barras estabilizadoras recalibradas, molas helicoidais mais rígidas, menos 4 mm na distância ao solo e travas hidráulicas do volante para um "controlo ideal da carroçaria", o A110 S anuncia uma velocidade máxima de 275 km/h.
Passando ao habitáculo, pormenores como os pedais em alumínio, bancos desportivos Sabelt compatíveis com sistema de retenção de cinco pontos para a competição, e um uso extensivo da microfibra, marcam o ambiente.
Novidades partilhadas
Finalmente e também fruto da atualização agora apresentado, todos os A110 mantêm o sistema de três modos de condução - Normal, Sport e Pista -, com a Alpine a destacar a desactivação automática de um cilindro do motor, durante a utilização do Launch Control, como forma de garantir uma sonoridade mais próxima do barulho em corrida. Ao mesmo tempo que, no habitáculo, todas a versões passam a contar com um novo sistema de infoentretenimento específico, fornecido pela Alpine, e que pode ser modelado em smartphones.
Acessível através de um ecrã táctil de 7" e equipado com conectividade Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto, este novo sistema possui, igualmente, reconhecimento de voz, além de uma série de funcionalidades acrescidas, como é o caso do trânsito em tempo real, alertas de perigo e uma nova interface de telemetria a oferecer informações sobre a pressão do turbo, temperatura da caixa de velocidades, binário, potência, ângulo do volante e tempos de aceleração.