O projecto chegou a estar concluído, mas a BMW rejeitou a sua comercialização.
A Alpina é uma preparadora alemã que mantém uma relação especial com a BMW, há mais de quarenta anos. Especializada na alteração dos carros do emblema bávaro, são inúmeros os modelos que a preparadora já lançou tirando partido da vantagem que tem perante a concorrência.
O BMW i8 foi mais um dos modelos que suscitou interesse junto da Alpina, que decidiu dar início a um projecto secreto, em torno do superdesportivo híbrido. De acordo com declarações prestadas pelo CEO da preparadora, foi desenvolvido um 'Alpina i8' que oferecia um acréscimo de 100 cavalos aos 360 cv do híbrido bávaro.
No lançamento do Alpina B7 (modelo baseado no Série 7 da BMW), Andreas Bovensiepen, CEO da casa de tuning alemã, revelou alguns dos pormenores do (já não tão secreto) projeto i8. Bovensiepen confirmara um i8 mais dinâmico e potente. Alguns dos componentes chave, como o motor ou a carroçaria, haviam sido alterados, e já se antecipava um Alpina mais aerodinâmico e poderoso. O motor de três cilindros original havia sido substituído por um de quatro, com 460 cv, o maior que é possível equipar neste chassis.
O CEO da Alpina revelou ainda, que o protótipo final chegou a testar na via pública. Mas, para não causar calafrios aos outros preparadores, encontrava-se desprovido de qualquer logotipo da Alpina que o pudesse denunciar. Infelizmente, e até hoje, não foram encontradas fotografias que pudessem dar uma ideia mais objectiva de como seria este automóvel.
A única pessoa que afirma ter visto imagens oficiais foi o redactor do BMWblog, dizendo que elas estavam no telemóvel pessoal de Bovensiepen. O responsável pelo blog garante que nestas fotografias era possível identificar um i8 todo pintado de nego, equipado com jantes da Alpina, um 'aileron' traseiro de grandes dimensões e ainda uma presença que, "parecia ser um pouco mais larga". Infelizmente, se a BMW não autorizou este projecto é pouco provável que alguma vez iremos ver um Alpina I8.
Veja também:
Pick-up da BMW é o centro das atenções do Motorrad Days 2019
Novo Alpina B7 chega a 330 km/h
Alpina B4 S Bi-turbo Edition 99 carrega na potência
Alpina D5 S – O diesel mais rápido do planeta
Fonte: Auto Bild España / Motor1