Produto de um desconhecido fabricante automóvel com origem na Bulgária, o Alieno Unum é um hiperdesportivo de linhas a fazer lembrar um Lamborghini e propulsão elétrica, a prometer na sua versão mais potente perto de 5.300 cv (!). Garantidos, no entanto, não através de motores elétricos, mas de 24 propulsores de ar frio!
Para já não mais do que um projeto de hiperdesportivo, que ainda não saiu do papel, o Alieno Unum é, contudo, a segunda proposta do género, desenhada pelo pequeno fabricante búlgaro fundado em 2015 e com sede na cidade de Sliven.
O primeiro hiperdesportivo da Alieno, cuja (discreta) apresentação ao mundo aconteceu há cerca de quatro anos, tinha como nome Arcanum. Mas, tal como aconteceu até agora ao Unum, nunca passou da fase de desenho.
Ainda assim, importa dizer que, o novo hiperdesportivo da Alieno, vai beber muita da inspiração ao primeiro projecto, ainda que e especialmente no capítulo do design, não esconda igualmente a inspiração que foi buscar aos modelos da Lamborghini.
"Um hiperdesportivo elétrico e robótico"
Já sobre a tecnologia, o fabricante búlgaro descreve o Unum como "um hiperdesportivo elétrico e robótico de duas portas e dois lugares", equipado com a mesma tecnologia "alienígena" do Arcanum.
Concebido em duas versões distintas, a de entrada adopta a sigla THF, sinónimo de "The Heavenly Founder", ou "O Fundador Celestial" em português, e destaca-se por recorrer a um sistema de propulsão 100% elétrico, a prometer quatro impressionantes níveis de potência máxima: 1.974 cv (1,946 kW), 2.633 cv (2,596 kW), 3.290 cv (3,244 kW) e 3.948 cv (3,893 kW).
LEIA TAMBÉM
TS900. Eslovena Tushek anuncia o hiperdesportivo mais leve do mercado
No entanto e caso estes números não o impressionem, caro leitor, acrescentando-lhe um outro: a Alieno garante que o Unum será capaz de atingir uma velocidade máxima bem acima dos 500 km/h!
Na base destas promessas, não apenas uma bateria com células LiPo de grafeno, como também supercapacitadores, de três níveis: 180 kWh, 120 kWh e 60 kWh. Sendo que, graças a uma arquitectura elétrica de 800V, o Unum deverá ser capaz de carregar até 100% da capacidade das baterias em 30 minutos máximo, quando utilizada um ponto de carregamento de 350 kW.
Unum TRS impulsionado por propulsores de ar frio
Quanto à segunda versão, denominada TRS, mostra ainda mais louca, já que e ao contrário da primeira, utiliza uma solução de propulsão totalmente revolucionária. A qual, segundo avança o site Motor1, que teve acesso ao comunicado de apresentação do novo hiperdesportivo búlgaro, passa por um sistema de 24 propulsores de ar frio, a que a Alieno chama de "sistema sinérgico tipo polvo", que usa o expelir de gás pressurizado para gerar impulso e fazer deslocar o veículo!
Embora sem avançar quaisquer números, o fabricante sempre vai dizendo que o ar comprimido é armazenado a uma pressão até 700 bar, num cilindro feito de materiais compósitos. Sendo que, um compressor elétrico embutido ou, então, um compressor externo, carrega o cilindro.
Finalmente e ainda segundo a Alieno, o ar do compressor ou cilindro também pode ser utilizado para secar a estrada mesmo à frente dos pneus do veículo, evitando assim, que, num dia chuvoso, se produza qualquer tipo de aquaplanagem. Singular...
A partir de 1,8 milhões
Dizer, ainda, que, embora, neste momento, não exista qualquer exemplar físico e real do Unum, que possa comprovar, ou pelo menos tentar, as muitas promessas feitas, a Alieno já abriu o período de encomendas para o seu novo hiperdesportivo, fixando como preço base para o veículo, o PVP de 1,8 milhões de euros.
Isto, claro está, para a versão de entrada, THF, pois a versão com os propulsores de ar frio, tem um preço de entrada "ligeiramente" superior: três milhões de euros. Podendo, mesmo, chegar aos 4,5 milhões de euros, no caso do cliente desejar uma forte personalização do veículo.
Quanto a prazos de entrega, a Alieno promete entregar o veículo dentro de, no mínimo, 18 meses, e, no máximo, 30 meses. Apetece dizer: "Acredite quem quiser!...".