Depois de alguns adiamentos, eis que a Alfa Romeo parece ter dado início à contagem decrescente para a apresentação do seu segundo e novo SUV, o Tonale. Proposta cuja apresentação mundial está já agendada para o próximo dia 8 de fevereiro, mas que, entretanto, acaba de ser alvo de um último teaser.
Apontado, ao que tudo indica, ao segmento C-SUV, ou seja, logo abaixo daquele que é posicionamento exibido pelo até aqui único crossover presente na oferta da Alfa Romeo, o Stelvio, o próximo SUV da marca de Arese volta, agora, a ser anunciado, em mais um curto vídeo, divulgado através da conta oficial do fabricante, na rede social Twitter.
Neste vídeo e ao contrário do que poderia ser de esperar, a Alfa Romeo volta-se, não para o exterior, para o interior do Tonale. Nomeadamente, mostrando alguns pormenores do interior do crossover e, mais concretamente, de alguns pormenores que reforçam o curto texto que acompanha a publicação. Onde se pode ler: "Trabalho artesanal e atenção aos detalhes. Descubra o novo Alfa Romeo Tonale no dia 8 de fevereiro. Deixe 'La Metamoforsi' começar!"
Aliás e numa altura em que já várias as fotos-espia divulgadas, não apenas por outros orgãos de informação, como através da própria marca italiana, fica a ideia, por exemplo, de um novo painel de instrumentos 100% digital, a fazer lembrar as soluções mais tradicionais, e a que a Alfa Romeo deu o nome de 'Cannocchiale', assim como da presença de um ecrã centra destacado, ao serviço do sistema de infoentreteenimento.
Inspirado no 159… e o SZ de 1989
Quanto ao design exterior, as imagens já divulgadas fazem antever uma carroçaria de linhas marcantes e em linha com aquilo que tem sido a linguagem de design patente nos mais recentes modelos da marca, com o primeiro elemento a destacar a ser a nova iluminação dianteira em LED, claramente inspirada no extinto 159, assim como no Sprint Zagato (SZ) de 1989.
A par destes aspectos, um pára-choques dianteiro inspirado no do "irmão maior" Stelvio, conjugado com uma grelha frontal tipo escudo aqui ainda mais angular.
Com 1.3 PHEV?...
A terminar, recordar que a Alfa Romeo ainda nada disse quanto às motorizações, embora alguns rumores apontem no sentido de que o Tonale possa a vir a exibir, entre os motores disponíveis, um híbrido plug-in (PHEV), com base num bloco 1.3 litros a gasolina com turbocompressor. Solução que, aliás, já havia sido aventada em 2019, juntamente com a apresentação do concept.
Além desta motorização, o modelo poderá vir a contar, igualmente, com um quatro cilindros turbo, um micro-híbrido, e até mesmo um turbodiesel.