O Tonale Plug-In Hybrid Q4 lança a Alfa Romeo no mundo dos automóveis híbridos com bateria recarregável. Tem autonomia para cerca de 69 km de condução EV e 280 cv para desfrutar da condução a que a Alfa Romeo habituou os seus seguidores.
A exemplo das motorizações híbridas autorecarregáveis, o Tonale Plug-In Hybrid Q4 partilha a plataforma com o Jeep Compass. Esta foi, naturalmente, aperfeiçoada para atingir o comportamento dinâmico caraterístico da Alfa Romeo.
Foi precisamente esse "Cuore Sportivo" que experimentámos no centro de testes da Stellantis em Balocco. Foram só duas voltas e o Tonale Plug-In Hybrid Q4 tem "só" 280 cv, mas não ficaram dúvidas quanto à qualidade do trabalho dos técnicos da Alfa Romeo.
Conforto desportivo
O controlo de movimentos da carroçaria é exemplar, tal como a capacidade de tração potenciada pelo sistema Q4. A frente simplesmente não descola e a vectorização de binário, juntamente com o efeito autoblocante eletrónico, permitem acelerar com confiança a meio da curva.
Nem parece que estamos a conduzir um SUV compacto mais vocacionado para as corridas do dia-a-dia do que para "track-days". Perante um comportamento tão entusiasmante seria de esperar um pisar firme nos trajetos de cidade e montanha que se seguiram.
Nada disso. O Tonale Plug-In Hybrid Q4 surpreende pelo nível elevado de conforto. Nem as zonas históricas das cidades italianas ou as curvas de acesso aos Alpes incomodaram o bom ambiente a bordo. O filtro da direção, que não perde a rapidez caraterística da Alfa Romeo, ajuda a isolar o volante do exterior.
Bateria de 15,5 kWh
A alma do Tonale Plug-In Hybrid Q4 é um sistema híbrido de bateria recarregável constituído por um bloco dianteiro de quatro cilindros 1.3 MultiAir de 180 cv e um motor elétrico traseiro de 122 cv. Juntos desenvolvem 280 cv de potência combinada.
Um motor/gerador de 45 cv compensa o atraso do turbo do bloco térmico e garante energia para o motor elétrico traseiro quando a bateria de 15,5 kWh se encontra descarregada. Um carregador de 3 kW resolve este problema em 5,5 horas, que caem para 2,5 horas num carregador rápido de 7,4 kW.
Os valores oficiais apontam para 69 km de autonomia EV, que podem chegar aos 80 km se a condução for maioritariamente urbana. Não foi o caso do nosso teste. Percorremos 55 km em modo EV.
Sem surpresas, o consumo médio ultrapassou os 1,4 l/100 km anunciados. No final, o computador de bordo marcava 4.9 l/100 km. Nada mau para um SUV a gasolina com 1835 kg. Para conhecer o Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 in loco vai ser preciso esperar pelo primeiro trimestre de 2023. Para já anunciam-se os preços, que começam nos 51 800 €.