O Alfa Romeo Tonale já foi apresentado em Portugal e a primeira versão deste modelo que pode ser encomendada é a "Edizione Speciale", equipada com motorização turbo 1.5 de 130 cv e tecnologia híbrida suave. O preço de lançamento também é conhecido. As primeiras unidades chegam em junho.
A Alfa Romeo anunciou, hoje, a abertura das encomendas para o novo Tonale. O novo SUV-C da mítica marca desportiva italiana está disponível numa versão de lançamento denominada "Edizione Speciale", baseada no nível de equipamento Veloce.
O primeiro Alfa Romeo Tonale a chegar ao mercado português vem equipado com o novo motor turbo a gasolina de quatro cilindros com 1,5 litros e tecnologia híbrida-suave (mild-hybrid) que desenvolve uma potência de 130 cv e um binário máximo de 240 Nm. Esta versão eletrificada conta com o apoio de um pequeno motor elétrico de 20 cv e 55 Nm, alojado no interior da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.
Entre as caraterísticas distintivas e exclusivas desta "Edizione Speciale" de lançamento destaque para o painel de bordo com pespontos em cinzento ou as jantes de 20".
Esta versão de lançamento conta ainda com uma especificação técnica capaz de fornecer toda a desportividade e tecnologia tipicamente Alfa Romeo: pinças de travão vermelhas; iluminação adaptativa Matrix Full LED; vidros escurecidos; patilhas em alumínio para controlo da transmissão; acesso mãos-livres; porta traseira com abertura automática; ecrã tátil do sistema multimédia com 10,25" e com controlos por voz e navegação; compatibilidade Apple Car Play e Android Auto; zona de carregamento sem fios para smartphones; volante desportivo em pele; regulador de velocidade adaptativo; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmara traseira de apoio ao estacionamento; reconhecimento de sinais de trânsito.
LEIA TAMBÉM
Finalmente! Aqui está a versão final do Alfa Romeo Tonale
Com um comprimento exterior de 4,3 metros, o Alfa Romeo está posicionado abaixo do Stelvio (menos quase 40 centímetros) e foi desenvolvido a partir da plataforma do Compass, mas todos os elementos que definem o chassis foram objeto de acerto específico em função da dinâmica típica da Alfa Romeo.
Diesel e PHEV
A equipa de engenharia da marca italiana teve um cuidado especial com a suspensão, do tipo McPherson atrás e à frente com geometria otimizada, a distribuição do peso e a direção, a melhor do segmento segundo a marca, com um rácio de 13.6. As versões de tração dianteira contam ainda com um diferencial autoblocante eletrónico.
A oferta do Alfa Romeo Tonale será reforçada, a partir de julho, com uma versão do motor de 1,5 litros com turbocompressor de geometria variável, permitindo aumentar a potência para 160 cv. O SUV-C da marca italiana também terá uma motorização diesel, estando previsto o início das encomendas para junho e entrega das primeiras unidades para setembro.
A gama terá igualmente uma versão híbrida plug-in, cuja cadeia cinemática um motor turbo a gasolina de 1,3 litros com 180 cv, um motor elétrico de 90 kW e uma bateria de iões de lítio de 15,5 kWh, permitindo disponibilizar uma potência combinada de 275 cv.
A partir de 39.000 euros ou 399 euros mensais
Esta versão oferece uma autonomia elétrica em cidade de aproximadamente 80 quilómetros e combinada em ciclo WLTP superior a 50 quilómetros. A conhecida tecnologia Q4 da marca italiana é responsável pela distribuição da tração por ambos os eixos.
A primeira versão a chegar ao mercado nacional com motorização micro-híbrida de 130 cv já está disponível para encomenda com preços a partir de 39.000 euros.
Através da gestora de frotas do grupo, Leasys, também é proposta uma solução de renting não só para empresas mas, também, para particulares com uma renda mensal a partir de 399 euros. O renting para particulares será uma das apostas da Alfa Romeo e está a trabalhar afincadamente para que o Tonale tenha valores residuais elevados.