O CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, acaba de confirmar que a ofensiva SUV, na marca de Arese, não se ficará pelo Tonale, mas contará com mais episódios. Desde logo, um crossover mais pequeno, apontado ao segmento B, e que poderá muito bem chamar-se Brennero.
Numa altura em que Alfa Romeo centra esforços no sentido de lançar o segundo elemento da sua ainda curta família SUV, baptizado de Tonale, e que uma vez no mercado juntar-se-á, assim, ao Stelvio, eis que o responsável máximo da marca de Arese revela que o construtor está já a pensar num terceiro elemento. Neste caso, ainda mais pequeno, apontado ao segmento B-SUV, e capaz de funcionar como proposta de entrada, entre os modelos de aspecto mais aventureiro na marca italiana.
Em declarações proferidas recentemente, Jean-Phillipe Imparato defendeu a necessidade da Alfa Romeo contar com um pequeno crossover, que lhe permita disputar quota de mercado com os principais rivais. Entre os quais, aponta, está a Mini.
"Tenho a certeza de que podemos lutar directamente com fabricantes como a Mini", sentenciou o CEO da Alfa Romeo, defendendo que "ser premium não é uma questão de tamanho" e que, "se nós quisermos colocar a Alfa Romeo numa boa posição, em termos de lucros e perdas, em 10 anos, vamos ter estar presentes nos segmentos com mais peso comercial".
LEIA TAMBÉM
Eletrificação em 2027. Alfa Romeo promete uma novidade por ano
Assim, acrescentou, "vamos ter de marcar presença no segmento B-SUV e C-SUV, já que, estar nos segmentos marginais, não garante resultados".
Quanto a detalhes sobre este novo modelo, apontado ao segmento B-SUV, não mais que rumores apontam no sentido de que possa vir a chamar-se Brennero, numa referência a uma famosa passagem entre as montanhas no norte de Itália.
Os mesmos rumores dizem, ainda, que o modelo poderá vir a ser fabricado na fábrica da Stellantis, na Polónia, tendo como base a plataforma eCMP da PSA, de forma a permitir pensar em variantes híbridas e totalmente eléctricas do modelo.
No entender de Imparato, a entrada da Alfa Romeo em novos segmentos pode vir a revelar-se extremamente proveitoso, já que "o segmento C-SUV representa, na Europa, entre 2,5 e 3 milhões de carros por ano", enquanto "o segmento B-SUV, vale, actualmente, qualquer coisa como o dois milhões de viaturas por ano. Assim e seja qual for a participação que tenhamos neste mercado, terá sempre um grande efeito, em termos de volume".
Importa recordar, no entanto, que a Alfa Romeo continua embrenhada no lançamento do seu segundo SUV, o Tonale, cujo lançamento está agora previsto para 2022.
Segundo avança a Auto News, o modelo deverá entrar em produção, a 22 de março de 2022, na fábrica da Alfa Romeo em Pomigliano, Itália, restando agora saber quais os prazos previstos para o Brennero.