Ainda hoje considerada uma das melhores criações do grupo ítalo-americano nos últimos anos, e em particular para a Alfa Romeo, surge agora a notícia de que a marca de Arese vai deixar de utilizar a plataforma Giorgio. Isto, para adoptar as novas plataformas eletrificadas STLA do grupo Stellantis.
Hoje em dia utilizada nos modelos Giulia e Stelvio, a plataforma Giorgio foi desenvolvida em colaboração com a Ferrari, ainda durante a liderança do entretanto desaparecido Sergio Marchionne. Tendo sido introduzida no line-up da Alfa Romeo, em 2016.
Contudo e com as alterações entretanto surgidas no panorama mundial, nomeadamente, a integração da FCA no novo grupo automóvel Stellantis e o direccionar do mercado para a Eletrificação, o novo CEO da marca italiana, Jean-Phillipe Imparato, terá já decidido, em conjunto com o próprio grupo automóvel, deixar cair a Giorgio.
"Tudo o que não for eletrificado, está morto", afirmou Imparato, em declarações à Automotive News Europe.
Assim, alguns dos futuros modelos Alfa Romeo, já não utilizarão a plataforma Giorgio, mas recorrerão às "plataforma maiores" STLA da Stellantis. Motivo, de resto, pelo qual, a marca também já tomou a decisão de adiar o lançamento dos dois próximos modelos.
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Entretanto, ainda em 2021, ou talvez 2022, a Stellantis tem previsto apresentar um novo plano estratégico a cinco ano, para todas as suas marcas, o qual dará uma ideia mais precisa daquilo que, nomeadamente, a Alfa Romeo prevê fazer, em termos de futuro.
Tonale também atrasado
Nesta entrevista, Jean-Phillipe Imparato também revelou que o construtor de Arese também decidiu adiar o lançamento do seu SUV mais pequeno, o Tonale, em cerca de três meses. O que significa que o modelo não deverá chegar antes de 2022, com a comercialização a arrancar, apenas, nesse verão.
A justificar este atraso, está, segundo o mesmo responsável, o desejo da marca de melhorar o sistema de propulsão híbrido plug-in.
Entretanto, a Alfa Romeo está igualmente a trabalhar no crossover ainda mais pequeno do que o Tonale, o qual, avançam alguns rumores, poderá vir a chamar-se Brennero.
Embora ainda sem muitos detalhes conhecidos, as informações entretanto conhecidas apontam no sentido de que o modelo venha a contar com motorizações híbridas e elétricas, mas também que será produzido na Polónia, na mesma linha de montagem dos sucessores do Fiat 500X e do Jeep Renegade.