Num continente onde é cada vez mais difícil encontrar um automóvel que dependa apenas da gasolina para se mover, mais ainda se se tratar de um SUV com verdadeiras aptidões desportivas, foi com agrado que recebemos a renovação do Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Seguindo o exemplo da berlina Giulia, com quem partilha a plataforma Giorgio, o SUV italiano dispensa motores elétricos e baterias de alta tensão. Uma unidade de 12 V é o suficiente para assegurar a ignição do V6 2.9 twin-turbo, com 520 cv às 6500 rpm e 600 Nm de binário às 2500 rpm.
Embora o bloco seja comum às duas carroçarias, a tração integral permite ao SUV ser um décimo de segundo mais rápido na prova de arranque, mesmo pesando mais 190 kg que o Giulia Quadrifoglio de tração traseira. Pode ser preciso um cronómetro para apurar as diferenças, mas verdade é que o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio bate o que resta da concorrência no sprint até aos 100 km. Com o Porsche Macan a rendido à eletricidade sobra o BMW X4 M (139 800 €), com o bloco 3.0 de seis cilindros em linha a desenvolver 480 cv e a registar quatro segundos no arranque.