Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio Super Sport: Octanas puras

Com um V6 livre de ajudas elétricas, o Stelvio Quadrifoglio é um presente para os puristas da gasolina. Um SUV com um comportamento de excelência e um escape sonoro numa época em que a maioria da concorrência se rendeu à eletricidade.

Com um V6 livre de ajudas elétricas, o Stelvio Quadrifoglio é um presente para os puristas da gasolina. Um SUV com um comportamento de excelência e um escape sonoro numa época em que a maioria da concorrência se rendeu à eletricidade.

Num continente onde é cada vez mais difícil encontrar um automóvel que dependa apenas da gasolina para se mover, mais ainda se se tratar de um SUV com verdadeiras aptidões desportivas, foi com agrado que recebemos a renovação do Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Seguindo o exemplo da berlina Giulia, com quem partilha a plataforma Giorgio, o SUV italiano dispensa motores elétricos e baterias de alta tensão. Uma unidade de 12 V é o suficiente para assegurar a ignição do V6 2.9 twin-turbo, com 520 cv às 6500 rpm e 600 Nm de binário às 2500 rpm.

Embora o bloco seja comum às duas carroçarias, a tração integral permite ao SUV ser um décimo de segundo mais rápido na prova de arranque, mesmo pesando mais 190 kg que o Giulia Quadrifoglio de tração traseira. Pode ser preciso um cronómetro para apurar as diferenças, mas verdade é que o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio bate o que resta da concorrência no sprint até aos 100 km. Com o Porsche Macan a rendido à eletricidade sobra o BMW X4 M (139 800 €), com o bloco 3.0 de seis cilindros em linha a desenvolver 480 cv e a registar quatro segundos no arranque.

Agora com motor de dois litros, quatro cilindros e forte componente elétrica, o Mercedes GLC acaba por não ser um concorrente direto. Passa dos 421 cv da versão AMG 43 4Matic (81 600 €) para os 680 cv do AMG 63 S E Performance (160 400 €). Mais do que a potência pura ou a capacidade de a colocar no chão em linha reta, é a agilidade que destaca o Stelvio Quadrofoglio da concorrência. Não há outro SUV com 4,70 metros capaz de igualar a interatividade do Alfa Romeo.

Patilhas de alumínio

Apesar de partilhar a linha de transmissão com o Giulia, a caixa automática ZF de oito velocidades foi afinada para trabalhar com a tração integral e o peso suplementar do SUV. O modo sequencial ativa-se deslocando o seletor para a esquerda. Depois é uma questão de dar uso às elegantes patilhas em alumínio, que brilham por detrás do volante. Podem ser usadas em cidade, mais para chamar a atenção do que para benefício da condução.

Neste ambiente o mais indicado é manter o modo de condução Advanced Efficiency e esperar que a desativação de cilindros consiga baixar uma média que o computador de bordo insiste em manter nos 18 l/100 km. Natural, o modo predefinido, não tem grande história. Rodar o comando DNA para Dynamic abre a válvula do escape Akrapovic, aumenta a firmeza dos amortecedores e acelera a resposta do motor. No entanto, a indicação da relação engrenada do modo sequencial da caixa não passa de uma nota de rodapé no painel de instrumentos de 12,3 polegadas.

Para que esta informação assuma o devido destaque no ecrã TFT é preciso selecionar o modo Race. Uma opção que implica desligar manualmente o avisador de colisão dianteira e o assistente de manutenção na faixa de rodagem. O trabalho de percorrer uma série de menus no sistema multimédia Connected 3D Nav de 8,8 polegadas é amplamente compensado pelo estado de prontidão assumido pelo Stelvio. A direção transforma-se numa ligação direta ao eixo dianteiro, transmitindo os níveis de aderência surpreendentemente elevados, potenciados pelas jantes de 21 polegadas da série especial Super Sport.

Série especial

Já se sabe que jantes de 21 polegadas e conforto não rimam. Os Pirelli PZero 225/45 à frente e 285/35 atrás garantem um excelente comportamento em curva, segurando a trajetória para além do que parece possível, mas não amortecem nada. Nem facilitam manobras em cidade, onde a brecagem limitada se torna evidente. A tração é maioritariamente traseira e isso sente-se na elegância com que o Stelvio roda sobre si próprio ajudando a fechar a curva de acelerador. Em caso de perda de tração, a eletrónica desvia até 50% do binário para o eixo dianteiro por meio de um veio de carbono.

Como um SUV com dupla personalidade, o Stelvio Quadrifoglio pode variar entre a suavidade da aceleração do modo Advanced Efficiency e a brutalidade do Race. As passagens de caixa são recebidas com uma palmada nas costas. Em nome da estabilidade é aconselhável suavizar o amortecimento. Um toque no centro do seletor DNA altera a programação para o patamar inferior. De Race para Dyanamic ou de este para Natural. Dimensionado para o perfil do Stelvio Quadrifoglio, o sistema de travagem resiste com segurança às agressões da condução desportiva.

VEREDITO

Limitada a 175 unidades, a série Super Sport torna o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio ainda mais especial, com elementos como o escape Akrapovic ou as jantes de 21 polegadas. Entre as novidades do facelift de 2024 incluem-se o novo autoblocante mecânico traseiro, o aumento da potência para 520 cv e a nova assinatura visual das óticas LED Matrix. No interior, a simplicidade dos ecrãs não tem o mesmo “fator uau” dos concorrentes premium. E ainda bem. Significa que resume a informação ao essencial, minimiza as distrações e mantém comandos mecânicos para a climatização. Apesar do risco de parecer datado face à concorrência, a aplicação generosa de fibra de carbono texturada, o volante de boa pega, os bancos desportivos e o ambiente geral contribuem para a sensação de que o Stelvio Quadrifoglio Super Sport é um SUV fora do normal. Algo com que os rivais podem apenas sonhar.

FICHA TÉCNICA

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio Super Sport

PREÇO 147 350 € (154 139 € versão ensaiada)

MOTOR Gasolina, V6, 2891 cc

POTÊNCIA 520 cv/6500 rpm

BINÁRIO 600 Nm/2500 rpm

TRANSMISSÃO Integral; Auto 8 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,70/1,96/1,69 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,82 M

BAGAGEIRA 525-1600 L

ACEL. 0-100 km/h 3,8 S

VEL. MÁX. 285 KM/H

CONSUMO WLTP 11,8 (18*) l/100 KM

*Medições Turbo

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