A viver uma nova era de revitalização na sua já centenária existência, a Alfa Romeo prepara já o segundo modelo desta nova fase: uma berlina 100% elétrica, que o fabricante pretende que seja um rival de referências verdadeiramente de respeito, como é o caso do Mercedes EQE ou do futuro BMW i5.
Hoje em dia colocada perante o desafio de se tornar uma marca lucrativa, no prazo máximo de 10 anos, a Alfa Romeo anunciou já a intenção de caminhar rumo à eletrificação, lançando uma série de modelos zero emissões, com as mais diferentes dimensões, tanto para o mercado europeu, como para o norte-americano.
Entretanto, informações com origem no Reino Unido revelam que, deste grupo de propostas 100% elétrica, fará parte uma berlina de estilo crossover, concebida para fazer frente às referências alemãs. Como é o caso do Audi A6 e-tron, do BMW i5 e do Mercedes-Benz EQE.
Em declarações à britânica Auto Express, foi o próprio CEO da Alfa Romeo, Jean Phillipe Imparato, a revelar que a segunda proposta 100% elétrica apontará, não ao segmento de maior peso no mercado automóvel europeu, o C, mas ao segmento E, posicionando-se, dessa forma, abaixo do Giulia. Proposta que, recorde-se, deverá tornar-se, igualmente, um modelo 100% elétrico, na próxima geração.
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Ainda sobre o futuro modelo, Imparato defende que, o mais importante, neste momento, é, "sabendo que temos de nos tornar elétricos, o desafio passa a ser, não o tipo de carroçaria, mas a aerodinâmica". A partir daí e "sabendo que o ADN da Alfa Romeo se baseia nas berlinas, assim como no desporto, a resposta mais provável é que não seja um SUV - aliás, quero reinventar a desportividade para o século XXI".
Um fastback crossover?...
O CEO da marca de Arese garante, de resto e desde já, que o futuro Alfa trará "um elevado nível de desempenho e espaço, sem prejudicar a aerodinâmica". O que, mesmo sem qualquer tipo de confirmação, faz pensar que o modelo possa ser algo dentro do género do Citroën C5 X ou do Peugeot 4008, propostas que partilham uma silhueta tipo fastback, com uma altura ao solo um pouco maior.
Contudo e ao contrário destes últimos, que se baseiam numa versão aumentada da plataforma EMP2, o equivalente à STLA Medium, o Alfa Romeo deverá assentar na arquitectura maior - STLA Large - da Stellantis. Conjugada, aqui, com uma configuração de dois motores de elevada potência e uma bateria igualmente generosa, além de uma configuração de chassis específica da marca italiana.
Finalmente e embora o foco principal, deste novo Alfa Romeo, seja o mercado norte-americano, Imparato também já garantiu que pretende vendê-lo em todo o mundo.
SUV também na agenda
Quanto à carroçaria da moda, os SUV, a Alfa Romeo anunciou já pretender lançar várias propostas do género, a começar no Brenero, um pequeno crossover para posicionar abaixo do Tonale e do Stelvio, além de um SUV maior que todos estes, destinado a medir forças com propostas como o BMW iX ou ou Audi Q6 e-tron.
Finalmente e para fechar as novidades, a possibilidade de um desportivo de imagem, ao que tudo indica, inspirado no 33 Stradale.