Espécie de fastback crossover? Alfa Romeo prepara rival para o Mercedes EQE

A olhar para o futuro, a Alfa Romeo prepara o segundo modelo elétrico, que será uma berlina com ADN de SUV, pretenso rival do Mercedes EQE.

A viver uma nova era de revitalização na sua já centenária existência, a Alfa Romeo prepara já o segundo modelo desta nova fase: uma berlina 100% elétrica, que o fabricante pretende que seja um rival de referências verdadeiramente de respeito, como é o caso do Mercedes EQE ou do futuro BMW i5.

Hoje em dia colocada perante o desafio de se tornar uma marca lucrativa, no prazo máximo de 10 anos, a Alfa Romeo anunciou já a intenção de caminhar rumo à eletrificação, lançando uma série de modelos zero emissões, com as mais diferentes dimensões, tanto para o mercado europeu, como para o norte-americano.

Entretanto, informações com origem no Reino Unido revelam que, deste grupo de propostas 100% elétrica, fará parte uma berlina de estilo crossover, concebida para fazer frente às referências alemãs. Como é o caso do Audi A6 e-tron, do BMW i5 e do Mercedes-Benz EQE.

Poderão os estudos do Tonale servir de referência para o futuro rival do Mercedes EQE? A ver vamos...
Poderão os estudos do Tonale servir de referência para o futuro rival do Mercedes EQE? A ver vamos...

Em declarações à britânica Auto Express, foi o próprio CEO da Alfa Romeo, Jean Phillipe Imparato, a revelar que a segunda proposta 100% elétrica apontará, não ao segmento de maior peso no mercado automóvel europeu, o C, mas ao segmento E, posicionando-se, dessa forma, abaixo do Giulia. Proposta que, recorde-se, deverá tornar-se, igualmente, um modelo 100% elétrico, na próxima geração.

LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo vai criar modelo de grandes dimensões (também) para os EUA

Ainda sobre o futuro modelo, Imparato defende que, o mais importante, neste momento, é, "sabendo que temos de nos tornar elétricos, o desafio passa a ser, não o tipo de carroçaria, mas a aerodinâmica". A partir daí e "sabendo que o ADN da Alfa Romeo se baseia nas berlinas, assim como no desporto, a resposta mais provável é que não seja um SUV - aliás, quero reinventar a desportividade para o século XXI".

Um fastback crossover?...

O CEO da marca de Arese garante, de resto e desde já, que o futuro Alfa trará "um elevado nível de desempenho e espaço, sem prejudicar a aerodinâmica". O que, mesmo sem qualquer tipo de confirmação, faz pensar que o modelo possa ser algo dentro do género do Citroën C5 X ou do Peugeot 4008, propostas que partilham uma silhueta tipo fastback, com uma altura ao solo um pouco maior.

O Citroën C5 X é um misto de fastback e crossover, cujo posicionamento poderá vir a ser seguido pelo futuro Alfa Romeo
O Citroën C5 X é um misto de fastback e crossover, cujo posicionamento poderá vir a ser seguido pelo futuro Alfa Romeo

Contudo e ao contrário destes últimos, que se baseiam numa versão aumentada da plataforma EMP2, o equivalente à STLA Medium, o Alfa Romeo deverá assentar na arquitectura maior - STLA Large - da Stellantis. Conjugada, aqui, com uma configuração de dois motores de elevada potência e uma bateria igualmente generosa, além de uma configuração de chassis específica da marca italiana.

Finalmente e embora o foco principal, deste novo Alfa Romeo, seja o mercado norte-americano, Imparato também já garantiu que pretende vendê-lo em todo o mundo.

SUV também na agenda

Quanto à carroçaria da moda, os SUV, a Alfa Romeo anunciou já pretender lançar várias propostas do género, a começar no Brenero, um pequeno crossover para posicionar abaixo do Tonale e do Stelvio, além de um SUV maior que todos estes, destinado a medir forças com propostas como o BMW iX ou ou Audi Q6 e-tron.

O Brennero, aqui ainda na forma de esboço, deverá ser a próxima adição na oferta SUV da marca de Arese
O Brennero, aqui ainda na forma de esboço, deverá ser a próxima adição na oferta SUV da marca de Arese

Finalmente e para fechar as novidades, a possibilidade de um desportivo de imagem, ao que tudo indica, inspirado no 33 Stradale.