A combustão... e EV. Alfa Romeo levanta o véu sobre o seu próximo SUV

Depois da apresentação do Tonale, o novo SUV da marca de Arese para o segmento C, eis que a Alfa Romeo levanta o véu sobre o seu próximo SUV.

Depois da apresentação do Tonale, o novo SUV da marca de Arese para o segmento C, eis que a Alfa Romeo acaba de desvendar, de forma oficial, mais informações sobre aquele que será o seu terceiro e próximo modelo do género. Nomeadamente, que será totalmente elétrico.

Numa entrevista dada ao Automotive News Europe, foi o próprio novo CEO da Alfa Romeo, o francês Jean-Phillipe Imparato, quem decidiu revelar muitos dos aspectos mais importantes de um modelo que, uma vez no mercado, passará a ser a terceira proposta do género, depois do Stelvio e, agora, do Tonale, no line-up da marca de Arese.

Assim e sobre este novo SUV, Imparato confirmou que, não só adoptará um posicionamento abaixo daquele a que o Tonale está destinado, o segmento C, como, também, a possibilidade de poder vir a chamar-se Brennero.

Um dos esboços já conhecidos daquilo que poderá vir a ser o futuro Brennero
Um dos esboços já conhecidos daquilo que poderá vir a ser o futuro Brennero

Com chegada ao mercado prevista, segundo o mesmo responsável, para 2024, o Alfa Romeo Brennero apresentar-se-á como a primeira proposta 100% elétrica da marca italiana, embora dispondo, igualmente, de versões com motores de combustão. As quais, acrescente-se, até chegarão primeiro aos concessionários, uma vez que o EV apenas está previsto para 2025. Ou seja, precisamente o ano a partir do qual a Alfa Romeo prevê começar a lançar apenas modelos 100% elétricos.

Com armas apontadas à BMW

De resto e depois de já ter conseguido algo semelhante, durante a sua passagem pela Peugeot, Jean-Phillipe Imparato anuncia, igualmente, a intenção de reposicionar a Alfa Romeo, nomeadamente, em termos de preços, apostando mais na rentabilidade, que nos volumes.

LEIA TAMBÉM
Finalmente! Aqui está a versão final do Alfa Romeo Tonale

Como exemplo a seguir, o francês aponta a BMW, com a qual pretende, de resto, rivalizar, em termos de preços, nos segmentos em que as duas marcas estejam presentes. Isto, também com o objectivo de alcançar a paridade em termos de custos de produção, em apenas alguns anos.

Cinco novos modelos a caminho

Entretanto e ao mesmo tempo que avança com este reposicionamento, a Alfa Romeo prepara uma forte ofensiva de produto, da qual farão parte, pelo menos, cinco novos modelos. A começar, pelo já apresentado Tonale, sendo que, outros dois, serão os substitutos do Giulia e do Stelvio. Estes dois últimos, resultado, também, da decisão da marca italiana de descontinuar a plataforma Giorgio.

O Alfa Romeo Giulia, aqui na sua versão mais... radical, é um dos modelos que será abrangido por esta nova ofensiva de produto
O Alfa Romeo Giulia, aqui na sua versão mais... radical, é um dos modelos que será abrangido por esta nova ofensiva de produto

Quanto ao quarto modelo, deverá ser o novo SUV elétrico, para já, conhecido como Brennero, ao passo que, o quinto, está ainda mergulhado num mar de interrogações, uma vez que a Alfa Romeo ainda não terá decidido o que fazer.

Possibilidade é, por exemplo, a criação de um novo modelo mais direccionado para o mercado norte-americano, o que corresponderá a intenção já anunciada por Imparato de colocar a Alfa Romeo a competir fora da Europa.

Por outro lado, importa não esquecer que a Alfa Romeo anunciou já a intenção de fazer a apresentação de, pelo menos, uma novidade por ano, até 2030. Objectivo que, acrescente-se, tanto pode ser um modelo novo, como a renovação ou atualização de um modelo já existente.