A Alfa Romeo viu duplicar as vendas de automóveis na Europa no primeiro semestre e Portugal foi mesmo um dos mercados onde o crescimento foi mais notável, com um incremento de quase 281%.
A Alfa Romeo começa a afastar-se do fundo das tabelas de vendas e começa a registar um crescimento significativo no mercado europeu, segundo dados relativos ao primeiro semestre de 2023. A marca vendeu o dobro das viaturas em comparação com período homólogo do ano passado e em termos globais o incremento foi de 57%.
Os mercados europeus com os melhores resultados foram Portugal, com uma variação de 280,8%, seguindo-se Itália (131%), França (123%) e Alemanha (116%). Apesar destes números parecerem impressionantes, a verdade é que, segundo a Car Sales Base, a Alfa Romeo vendeu apenas 13.095 automóveis na primeira metade de 2023, valor que está longe de ser expressivo.
A Alfa Romeo não divulgou dados detalhados relativos às vendas da sua gama com três modelos, que atualmente compreende o novo e eletrificado Tonale e os renovados Giulia e Stelvio.
Não será de estranhar que o lançamento do Tonale tenha contribuído para o aumento das vendas da marca italiana, já que a popularidade do segmento dos SUV compactos continua elevada na Europa.
Objetivos estão a ser alcançados
Outra região com incremento sólido e consistente foi a do Médio Oriente e África, que registou uma variação de 173%. Os principais responsáveis foram a Turquia (1000%), Israel (40%) e Emiratos Árabes Unidos (37%). Por outro lado, os mercados asiáticos mantiveram-se estáveis, com exceção da China, onde se verificou um aumento de 94%, que se deveu ao crescimento de 34% nas vendas do Giulia e à estreia do primeiro concessionário em Hong Kong.
De acordo com o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, "os resultados do primeiro semestre do ano justificam o trabalho realizado por toda a equipa". O responsável máximo da marca italiana acrescenta que os objetivos estão a ser atingidos "com grande humildade e dedicação".
Jean-Philippe Imparato refere que a "disciplina com que prosseguimos a nossa estratégia baseia-se na vontade de nos afirmarmos como líderes do setor 'premium' em termos de qualidade e os prémios que recebemos são a prova disso".
O CEO da Alfa Romeo esclarece que a marca mantém a "paixão e determinação para que 2023 termine com resultados que se mantenham no bom caminho e sejam ainda melhores do que um primeiro semestre extremamente positivo."