Afinal e depois do muito ruído à volta do nome Brennero, a Alfa Romeo mudou de ideias e vem agora anunciar que, o seu futuro SUV de entrada chamar-se-á Milano e chegará ao mercado já em 2024. Também como proposta 100% elétrica, naturalmente…
Nome escolhido como homenagem à cidade de Milão, onde a marca foi, de resto e de forma oficial, criada em 1910, o Alfa Romeo Milano será oficialmente desvendado em Abril de 2024. Isto, de forma a que a entrega das primeiras unidades possa começar em setembro do mesmo ano, prevê o fabricante.
O modelo, que começará por ser comercializado exclusivamente numa variante 100% elétrica, ganhará, no entanto e cerca de dois meses após o arranque das entregas, uma segunda variante híbrida plug-in, garante a Automotive News Europe.
Ainda sobre a motorização de estreia, vale a pena recordar que fará do Milano o primeiro Alfa Romeo com propulsão 100% elétrica. Uma vez que, até ao momento, o mais próximo que a marca italiana tem na sua oferta, de um modelo 100% elétrico, é o Tonale híbrido plug-in.
De resto e segundo a mesma fonte, o pequeno SUV será, também, o último Alfa Romeo a ser proposto com motor de combustão, ainda que hibridizado, uma vez que terá sido tomada já a decisão de, a partir de 2025, todos os modelos novos que o fabricante vier a lançar, serão zero emissões.
Cumprida essa etapa e passados mais dois anos após essa mesma data, ou seja, em 2027, a marca hoje em dia propriedade do grupo Stellantis pretende estar a comercializar, apenas e só, automóveis 100% elétricos.
Irmão-gémeo de Avenger e 600
Ainda quanto ao Milano, que, recorde-se, todas as notícias sentenciavam, até aqui, que chamar-se-ia Brennero, o próprio CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, garantiu, mesmo sem aceitar avançar quaisquer previsões de vendas, que o fabricante está pronto para vender o SUV, inclusive, fora da Europa. Sendo apenas necessário que o interesse surja, afiançou.
LEIA TAMBÉM
Rebuscado! Alfa Romeo confirma Brennero como nome de novo SUV?!
A Alfa Romeo revelou, ainda, que o SUV será produzido na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, onde já são fabricados os "irmãos gémeos" Jeep Avenger e Fiat 600, dois modelos que se socorrem da mesma arquitectura eCMP2 que servirá de base ao Milano. E que permite a adopção, tanto de motores de combustão, como de sistemas de propulsão exclusivamente elétricos.
Uma vez no mercado, o pequeno Alfa Romeo irá competir num dos segmentos mais disputados do mercado automóvel europeu e que é, atualmente, liderado pelo Volkswagen T-Cross (165 825 unidades vendidas até outubro), logo seguido do Toyota Yaris Cross (148 613 unidades) e do Peugeot 2008 (136 073 unidades).