Alfa Romeo. Odisseia elétrica arranca com o novo Milano

As encomendas do Milano, o novo modelo de entrada da Alfa Romeo, arrancam em maio, que estará disponível com uma linha motriz elétrica.

As encomendas do Milano, o novo modelo de entrada da Alfa Romeo, arrancam em maio, que estará disponível com linhas motrizes elétrica e térmica, ambas propostas em dois níveis de potência, destacando-se o Ellettrica Veloce com 240 cv. Gama conta ainda será proposta com uma motorização a gasolina com híbrida suave com 136 cv.

Após ter criado muita expetativa, a Alfa Romeo revelou finalmente o seu SUV compacto Milano, o qual assinala a estreia da marca no segmento dos veículos elétricos.

O Milano  apresenta o toque da Alfa Romeo numa abordagem familiar adotada por várias marcas e modelos da Stellantis como o Opel Mokka, Fiat 600, Peugeot 2008 e Jeep Avenger, os quais utilizam todos a mesma plataforma CMP2. Este SUV de segmento B será proposto em duas motorizações elétrica e uma a gasolina com tecnologia híbrida suave de 48V.

Com um comprimento de 4,17 metros, uma largura de 1,78 metros e uma altura de 1,50 metros, Milano apresenta proporções definidas com caraterísticas estilísticas relacionadas com a tradição, como os vãos reduzidos, as cavas das rodas musculadas e a icónica "cauda truncada", uma referência ao lendário Giulia TZ. 

O lendário escudo da Alfa Romeo, os faróis 3+3" Full LED Matrix adaptativos, o pára-choques dianteiro inspirado nas versões Quadrifoglio do Giulia e do Stelvio dominam a secção frontal do Milano.

Cockpit digital

O interior, que terá um impacto visual menos forte do que o exterior, conta com um cockpit digital com dois ecrãs de 10,25". A Alfa Romeo procurou dar o seu toque específico com um grafismo distinto no sistema de informação e comunicação e o quatro de instrumentos digital Cannocchiale.

A bagageira oferece uma capacidade de 400 litros, complementada por um compartimento por baixo do capot para arrumação do cabo de carregamento na versão Ellettrica. 

Para aumentar o conforto ao volante, o Milano disponibiliza oferece uma série de funcionalidades de assistência ao condutor, para ajudar no controlo longitudinal e lateral do veículo (condução autónoma de nível 2). 

Em conjunto com os sensores de estacionamento de 360º, a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo.

Ellettrica Veloce

A gama do Milano será constituída pelas versões Ellettrica, Ellettrica Veloce e Ibrida. A variante de topo será a Ellettrica Veloce, equipada com um motor elétrico com potência de 177 kW (240 cv), igual à do Abarth 600e e do Lancia Ypsilon HF. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras, ajudada por um diferencial mecânico Torsen. 

A Alfa Romeo reivindica que o Ellettrica Veloce "tem a direção mais direta do segmento", com uma relação de 14.6, tendo sido calibrada para ser extremamente precisa. A suspensão, por sua vez, foi rebaixada em 25 mm, enquanto as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência.

O sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos. Os pneus de 20" de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Alfa-Romeo-Milano-2024_006.jpg]

A versão elétrica de acesso, Ellettrica, a linha motriz disponibiliza uma potência inferior de 156 cv, sendo a energia fornecida por uma bateria de iões de lítio com capacidade de 54 kWh. Especificamente nesta variante, a Alfa Romeo anuncia uma autonomia de até 410 km em ciclo WLTP ou 590 km no ciclo urbano.

A bateria pode ser carregada em postos rápidos com potência em corrente contínua até 100 kW, sendo necessários menos de 30 minutos para recuperar entre 10% a 80% da capacidade.

Híbrido suave de 48V

O Alfa Romeo Milano também contará com versões térmicas, denominadas Ibrida, associadas a tração dianteira ou integral Q4. A cadeia cinemática está baseada numa arquitetura híbrida 48-V Hybrid VGT com 136 cv. 

O motor de combustão interna é um três cilindros de 1,2 litros - que funciona de acordo com o ciclo Miller - e está equipado com turbo de geometria variável e distribuição comandada por corrente para uma fiabilidade máxima. 

A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 Volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na inovadora caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual trabalha em conjunto com o inversor e a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.

Segundo a Alfa Romeo, o sistema permite circular em cidade em modo elétrico em mais de 50% do tempo, além de proporcionar condução elétrica não só durante as manobras de estacionamento ou a baixa velocidade em zonas urbanas.

Milano Speciale

O compacto da Alfa Romeo vai chegar ao mercado na versão de lançamento topo de gama Milano Speciale com as motorizações Ibrida, de 136 cv e Ellettrica, de 156 cv. No exterior, destacam-se o emblema "Progresso", os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18" "Petali".

O habitáculo, por sua vez, está dotado com pormenores desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido "Spiga", o volante em pele e o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem. Além disso acrescenta iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico "Telescópio". 

LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo. SUV pequeno troca de nome e chamar-se-á Milano

O equipamento de série do Milano Speciale compreende condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.

Três packs

O Milano vai ser proposto em quatro versões: Ibrida de 136 cv; Ibrida Q4 de 136 cv; Ellettrica de 156 cv e Ellettrica Veloce de 240 cv.

A oferta deste modelo é complementada por três packs de equipamento: Techno, Premium e Sport. As encomendas em Portugal serão abertas em maio, altura em que serão comunicados os preços.