CEO sem papas na língua. "Eu vendo Alfa Romeo, não um iPad com carro à volta"

O CEO da Alfa Romeo defende que, independentemente das tendências, a marca deve manter o foco no condutor e não tornar-se um iPad.

Numa altura em que a Stellantis procura recolocar a marca italiana em lugar de destaque, o CEO da Alfa Romeo veio já reafirmar a necessidade de, independentemente das tendências do mercado, manter o foco no condutor. Até porque, defendeu, "vendemos Alfa Romeos, não um iPad com um carro à volta".

Numa altura em que o mercado automóvel parece abraçar a tecnologia e a digitalização sem limites, com ecrãs e mais ecrãs a povoarem o interior dos automóveis, a Alfa Romeo quer assumir-se como uma marca diferente. Com o seu CEO, Jean-Philippe Imparato, a recordar, em declarações ao francês Caradisiac, que "eu não vendo iPads com um carro à volta, eu vendo Alfa Romeo".

De resto e embora, também a marca de Arese, se veja "forçada" a seguir o caminho da eletrificação, Imparato faz questão de recordar que "a Alfa Romeo detém uma posição muito especial [no mundo automóvel]". E que, no entender deste mesmo responsável, passa por colocar "o condutor no centro [das preocupações], com o menor número de ecrãs possível".

Jean-Philippe Imparato recusa-se a ver a Alfa Romeo transformada num "iPd com um carro à volta"
Jean-Philippe Imparato recusa-se a ver a Alfa Romeo transformada num "iPad com um carro à volta"

Para o responsável máximo da Alfa, o segredo do sucesso da Alfa Romeo, no futuro, terá sempre a ver com a capacidade do construtor oferecer, nos seus automóveis, uma condução arrebatadora, construindo o carro em redor do condutor.

Jean-Philippe Imparato: o rosto da mudança?

De resto e com esta linha condutora em mente, Imparato já promoveu algumas importantes alterações no construtor de Arese. A começar, pela decisão de colocar um ponto final na utilização daquela que foi a única plataforma, criada de raiz e em muitos anos, para utilização (também) nos modelos Alfa Romeo - a plataforma Giorgio. A qual dará, agora, o seu lugar à arquitectura STLA-Large, inicialmente desenvolvida pela Peugeot (outra das marcas do grupo Stellantis), e que servirá igualmente de base aos futuros Maserati.

LEIA TAMBÉM
Na fase final de desenvolvimento. Alfa Romeo Tonale mostra-se de camuflado

De resto e fruto, também, da exigência de uma condução e desempenho ao nível do estatuto da Alfa Romeo, Imparato acabou adiando, igualmente e em três meses, a apresentação do SUV compacto Tonale, por considerar que o desempenho do trem de força híbrido plug-in não reunia as qualidades necessárias.

O Alfa Romeo Tonale viu o seu lançamento adiado, por Imparato, devido ao fraco desempenho do PHEV
O Alfa Romeo Tonale viu o seu lançamento adiado, por Imparato, devido ao fraco desempenho do PHEV

A par desta medida e já a pensar nas vendas, a garantia de que a marca italiana ganhará um foco renovado no mercado dos EUA.