A Alfa Romeo escolheu o Festival de Velocidade de Goodwood para fazer a aparição pública do Giulia GTA e GTAm e chegou a inscrever o seu desportivo na famosa rampa. O desenvolvimento contou com a participação ativa da Sauber Engineering e dos pilotos da Alfa Romeo F1.
É já este fim de semana que se realiza o célebre Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, e uma das marcas que vai marcar presença neste evento é a Alfa Romeo, com as berlinas desportivas GTA e GTAm. Os veículos vão mesmo acelerar na famosa rampa com uma extensão de 1,86 quilómetros.
O Giulia GTA consiste na interpretação moderna do célebre "Gran Turismo Alleggerita"de 1965, que acumulou sucessos desportivos acumulou sucessos desportivos por todo o mundo. Inspirado num dos modelos mais bem-sucedidos da história de 111 anos da Alfa Romeo.
Com uma produção limitada a 500 unidades, o Giulia GTA/GTAm possui a mesma base do Quadrifoglio, mas recebeu afinações específicas, designadamente ao nível do motor, suspensão e aerodinâmica.
A Sauber Engineering e os pilotos de Fórmula 1 da equipa Alfa Romeo, Kimi Räikkönen and Antonio Giovinazzi, tiveram um envolvimento ativo no desenvolvimento dos carros e passaram algum tempo no Centro de Testes de Balocco, perto de Milão, para fazerem algumas afinações à dinâmica dos veículos.
Relação de 187 cv por litro
O GTA e o GTAm estão equipados com um motor biturbo de 2,9 litros que desenvolve uma potência de 540 cv, transmitida às rodas traseiras, através de uma caixa automática de oito velocidades da ZF. Graças a uma relação potência de 187 cv por litro, permitindo ao GTA/GTAm acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
A marca italiana sublinha que o Giulia GTA "perdeu" cerca de 100 quilogramas face ao Giulia Quadrifoglio, o que se deveu a uma utilização extensa de materiais ultraleves.
LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm recebem roupagem exclusiva e única
A suspensão recebeu novas molas e amortecedores, enquanto as vias foram alargadas em 50 mm. No capítulo aerodinâmico, o GTA e o GTAm foram dotados com novos para-choques, saias laterais, difusores e extratores de calor. Por seu lado, o GTAm também apresenta uma asa traseira mais larga.