Especialmente entre os fãs de automóveis já mais… vividos, não faltará quem ainda se lembre do Alfa Romeo GT 1300 Junior. Sendo que e também para estes, a marca de Arese acaba para ressuscitar, não do modelo - infelizmente! -, mas algumas das suas características, através das edições limitadas 'GT Junior'.
Disponíveis nos modelos Giulia e Stelvio, estas novas edições especiais e limitadas, inspiradas no modelo dos anos 60, fazem-se notar, desde logo, através da impactante cor Lipari Ochre, que o GT 1300 Junior popularizou. E que a marca italiana agora também recorda, através de fotografias feitas como modelo original, lado-a-lado com as novas propostas.
No caso específico do SUV da Alfa Romeo, a presença, ainda, de jantes em liga leve de 21" em negro, enquanto o Giulia 'GT Junior' opta por uma solução esteticamente parecida, mas de apenas 19 polegadas.
Ainda no exterior e porque estas versões 'GT Junior' têm por base o nível de equipamento Veloce, emblemas igualmente negros no pára-lamas, com a mesma cor a marca presença nos frisos das janelas, nas entradas de ar, nos escapes duplos e até no scudetto.
LEIA TAMBÉM
Eletrificação em 2027. Alfa Romeo promete uma novidade por ano
Passando ao habitáculo, a aplicação, em relevo, no tablier, da silhueta do GT 1300, assim como da inscrição 'GT Junior'. A qual surge, ainda, nos encostos de cabeça.
Com um ambiente revestido, de série, a couro preto, conjugado com aplicações em carbono e soleiras das portas com degraus em alumínio, estas versões 'GT Junior' contemplam, ainda, na lista de opcionais, sistema de condução semi-autónoma de Nível 2, sensores de estacionamento traseiro, carregador wireless para smartphone e portão traseiro de accionamento elétrico.
Quanto às motorizações disponíveis, é possível optar entre o quatro cilindros 2.2 turbodiesel de 210 cv e o 2.0 turbo a gasolina com 280 cv, ambos emparelhados com transmissão automática de oito velocidades e sistema de tracção integral Q4. Embora o sedan Giulia também esteja disponível apenas com tracção traseira.
Um coupé de duas portas que Bertone desenhou
Sobre o GT 1300 Junior que a Alfa Romeo comercializou entre 1966 e 1976, e do qual a marca de Arese vendeu quase 100 mil unidades, importa recordar que se tratava de um coupé de apenas duas portas, encarado como uma versão de entrada, inspirada no Giulia Sprint GT.
Desenhado pela também italiana Bertone, o modelo ostentava, debaixo o capot dianteiro, um quatro cilindros 1.3 litros de duplo carburador a gasolina, a debitar 90 cv de potência e 115 Nm de binário.
Opção que, embora motivada pela então fiscalidade italiana, também como forma de tornar o GT 1330 Junior mais barato, não deixava de garantir ao pequeno coupé prestações muito aceitáveis, a par de um feeling de condução especialmente desportivo.