Apresentadas em março de 2020, as duas edições especiais e limitadas do Alfa Romeo Giulia, GTA e GTAm, estão oficialmente esgotadas. Foram precisos 18 meses para vender as 500 unidades, algo que os 175 mil euros de preço base também ajudam a explicar.
Anunciadas como versões (quase) de coleccionador, com mais potência, mais soluções aerodinâmicas e menos peso, estas duas edições limitadas do Alfa Romeo Giulia GTA, desenvolvidas a partir da versão Quadrifoglio, pela Autodelta Racing Team, na pista de Baloco, Itália, tiveram também como finalidade a aprovação do modelo para utilização como carro de corrida nas provas de Turismo do Grupo 2. Algo, no entanto, só possível mediante a produção de, precisamente, um total de 500 veículos.
Segundo revelou a Alfa Romeo, "um número significativo" de unidades GTA e GTAm foram vendidas na China, Japão e Austrália, com os clientes a valorizarem o regresso do emblema 'GTA', naquele que foi o 110.º aniversário da Alfa Romeo. Mas, também, o facto deste ser, à partida, o último desportivo da marca a apresentar-se com um motor exclusivamente de combustão, sem qualquer ajuda elétrica. O que, no futuro, deverá contribuir para a sua valorização.
Recordar que, tanto o GTA, como o GTAm, contam com um V6 2.9 litros a gasolina a debitar 540 cv de potência, enviados exclusivamente para as rodas traseiras, mas ainda assim a permitir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Sendo que e devido ao contributo dos pilotos de corridas da Alfa Romeo, no desenvolvimento, qualquer uma destas duas versões, consegue ser igualmente mais rápida a curvar.
LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm recebem roupagem exclusiva e única
Visualmente, estas versões contam com rodas de porca única, além de um kit de performance que inclui um splitter dianteiro activo, entradas de ar maiores, extensões de pára-choques, uma asa traseira fixa (GTAm) e um difusor traseiro maior, a abrigar um sistema de escape em titânio da Akrapovic.
Por outro lado e graças a uma rigorosa dieta que incluiu a dispensa do banco traseiro, o Giulia GTAm pesa cerca de menos 100 kg que um Quadrifoglio.
A terminar, recordar, ainda, que, em Itália, o Alfa Romeo Giulia GTA tinha como preço de partida os 175.000€, ao passo que o GTAm começava nos 180.000€.