Um Dodge Hornet demasiado parecido com o Tonale e com um preço bastante inferior nos Estados Unidos está a deixar a Alfa Romeo pouco satisfeita com a situação, já que pode comprometer a estratégia para o seu SUV compacto em Terras do Tio Sam.
O "automóvel utilitário mais rápido e potente por menos de 30 mil dólares". É assim que a Dodge descreve o novo Hornet quando enviou o primeiro comunicado oficial acerca deste SUV compacto.
A marca norte-americana detida pela Stellantis tem um grande orgulho no seu primeiro modelo novo em uma década, mas do lado de cá do Atlântico existe uma outra marca do mesmo grupo que não está especialmente contente com o lançamento do novo produto.
O Hornet é baseado no Alfa Romeo Tonale e ambos partilham a mesma carroçaria, as mesmas motorizações, suspensões, assim como componentes do interior.
O SUV começou por ser essencialmente um projeto da Alfa Romeo e a publicação The Drive refere que a marca italiana não está nada satisfeita com o trabalho efetuado pela Dodge, já que se limitou a colocar um novo logotipo e pára-choques diferentes para lançar o Hornet com um posicionamento de preço abaixo do Tonale.
Melhoria do C.A.F.E.
"A Dodge tirou partido do Tonale para fazer um carro de conformidade - o seu momento Aston Cygnet, se quiserem", afirmou uma fonte da Stellantis, sob anonimato. "Desnecessário será dizer que a política interna acabou por ganhar e a Dodge necessitava de melhorar os seus números do C.A.F.E. (Corporate Average Fuel Economy) e foi por isso que nasceu o Hornet", explicou.
LEIA TAMBÉM
Ao volante. Tonale ou a nova vida da Alfa Romeo
Apesar de serem quase idênticos, os dois crossovers têm posicionamentos diferentes no segmento dos crossover compactos. O Hornet deve custar menos 10 mil dólares do que o Tonale, o que torna ainda mais difícil à Alfa Romeo vender o seu novo produto nos Estados Unidos.
Muitos consideram que o Tonale é o modelo mais importante da Alfa Romeo nos últimos anos e a marca italiana espera que tenha mais sucesso do que o Giulia e o Stelvio na América do Norte.
Contudo, com uma alternativa da Dodge com um aspeto muito semelhante e um preço bastante inferior, a estratégia da Alfa Romeo poderá estar em risco e é por isso que os italianos não estão nada satisfeitos com a situação. A Dodge, por sua vez, já recebeu quase 14 mil pré-reservas nas primeiras 24 horas após a estreia do crossover.