Alfa Romeo desiste de tornar-se apenas e só elétrica

A Alfa Romeo é o mais recente fabricante automóvel a recuar na estratégia de transição para um futuro 100% elétrico, admitindo, agora, uma nova realidade multienergias.

A Alfa Romeo pretendia tornar-se numa marca totalmente elétrica a partir de 2027, mas esses planos mudaram.

Em declarações à Automotive News, Chris Feuell, o CEO da Alfa Romeo nos Estados Unidos da América (EUA), confirmou a mudança de estratégia da marca, durante o NADA Show, um evento de concessionários.

Feuell anunciou aos jornalistas presentes no evento que a nova estratégia da marca de Arese passa por um futuro multienergias, oferecendo veículos a gasolina, elétricos e híbridos plug-in.

O diretor executivo explicou que, com uma rede de 110 concessionários nos EUA, “seria muito difícil para eles sobreviverem com um portefólio composto por apenas veículos 100% elétricos”.

No ano passado, as vendas da Alfa Romeo no mercado norte-americano caíram 19%, para 8.865 unidades.

Com este anúncio, a marca italiana junta-se a fabricantes como a Lotus, a Mini ou até a Smart, que atrasaram, ou, pelo menos, suavizaram, os seus planos de eletrificação.

Não só para a América do Norte

Vale a pena notar que, apesar das declarações de Feuell dizerem respeito ao mercado norte-americano, parece seguro presumir que esta nova estratégia possa vir a ser igualmente aplicada noutros mercados a nível global, como é o caso da Europa.

A plataforma STLA Large da Stellantis pode ser mais um passo nessa direção. Concebida como uma solução multienergias, a plataforma, que já é utilizada em propostas como os novos Peugeot 5008 e Opel Grandland, servirá, igualmente, os próximos Giulia e Stelvio, além do novo Dodge Charger. Proposta que, recorde-se, também está a caminho da Europa.

  • Novo Dodge Charger disponível na Europa já em 2025

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