Alfa Romeo. Conhece as origens da icónica designação GTAm?

Conheça as origens da icónica designação GTAm, que evoca os automóveis desportivos mais emblemáticos da Alfa Romeo.

Conhece as origens da icónica designação GTAm, que evoca os automóveis desportivos mais emblemáticos da Alfa Romeo? Mostramos-lhe o vídeo que está na base do nascimento dos novos Giulia GTA e GTAm, os quais procuram ressuscitar o espírito do clássico modelo da década de '60, que tantas felicidades proporcionou à histórica Casa de Arese.

Os modelos GTA e GTAm foram lançados pela Alfa Romeo no passado mês de março e tiveram uma receção entusiástica por parte dos fãs da marca italiana.

Com potência para "dar e vender" e medidas de otimização de peso, passou a ser uma das novas referências da Casa de Arese. Todavia, para aqueles que ainda não eram vivos na década de '60, o nome pode causar alguma estranheza. 

https://youtu.be/4akgMOd_o2I

Quer a designação Giulia, quer o GTA, fazem parte do espólio glorioso da Alfa Romeo e deixam indicações claras quanto à sua recuperação, pela marca italiana, para o seu novo desportivo.

Um novo vídeo publicado no canal Youtube pela ISSMI dá a conhecer alguns pormenores acerca do passado deste modelo. 

Nascido após a Segunda Guerra Mundial

Tudo começa após a Segunda Guerra Mundial, numa altura em que a Europa se debatia com a escassez de combustíveis. Como muitas outras marcas, a Alfa Romeo fabricava automóveis grandes e luxuosos, mas as vendas eram reduzidas. 

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A Alfa Romeo procurou, então, desenvolver um automóvel acessível para os consumidores e começou s trabalhar num pequeno automóvel que evocasse o seu passado brilhante em termos de engenharia e competição.

Assim nasceu o Giulia. Embora os automóveis fossem mais pequenos, os motores eram tecnologicamente avançados para aquela altura, graças à sua construção em alumínio, árvores de games duplas e câmaras de combustão hemisféricas.

Materiais "exóticos"

Na década de '60 surgia o Giulia GT. Embora do seu sucessor tivesse alcançado um elevado sucesso na competição, a equipa não era de fábrica. Em 1963, a Alfa Romeo decidiu que era altura de voltar às pistas e comprou a Autodelta.

Alfa Romeo Giulia GTA (1965-1969)

Os resultados não se fizeram esperar e a marca italiana passou a ser dominante. A Autodelta acabou por desenvolver o Giulia GTA. O "A" significa "allegrito" (leve), referência para o seu baixo peso.

A Alfa Romeo conseguiu retirar 227 quilos aos 1043 quilos do automóvel, utilizando materiais "exóticos" como alumínio, janelas em plástico, que eram a tecnologia mais recente da altura.

Alfa Romeo GTAm (1969-1971)

O resultado traduziu-se num automóvel de touring que conseguia rivalizar com o Lotus Cortina, um carro bastante alterado em relação ao original e conduzido por alguns dos melhores pilotos de sempre, como, por exemplo, Jim Clark.

O novo Giulia

E o moderno Giulia está à altura do seu icónico antecessor. Na verdade, também utiliza os materiais mais "exóticos" da atualidade, destacando-se a fibra de carbono.

A Alfa Romeo também reduziu a espessura do pára-brisas e no caso do GTAm retirou os bancos traseiros. Tudo isto contribuiu para reduzir o peso em 227 quilos.

A Alfa Romeo também recorreu à sua equipa de competição, a Sauber, para ajudar a tornar melhorar as prestações do GTA e do GTAm. E com mais 35 cv, o resultado é deveras interessante.