Não é fácil fazer pontes entre o passado e o futuro, mas todas as regras têm exceções e o Alfa Romeo 33 Stradale é um bom exemplo. O “novo” modelo que estará disponível para 33 clientes (todos vendidos) dispostos a pagar um milhão de euros (ou mais..., é segredo) tem tudo a ver com aqueles que, entre 1967 e 1968, compraram as 18 unidades produzidas e desembolsaram (na época) mais do dobro do valor de um Jaguar E-Type e mais 30% do que o preço de um Lamborghini Miura.
Desses 18 modelos produzidos no passado, um está no museu da Alfa Romeo, em Arese (perto de Milão), seis ou sete foram alterados como “concept cars” ao longo dos anos e os restantes são propriedade de privados. Cada vez que um deles surge num leilão internacional faz sucesso e já houve vendas a ultrapassarem os 10 milhões de dólares. A isto chama-se rentabilidade. Todos estes 33 Stradale têm um número de chassis, que começou com o 10533.01.
O novo 33 Stradale quer assumir-se como o herdeiro/evolução do modelo de 1967, nascido para levar à estrada o prazer de condução dos protótipos do (então) Campeonato do Mundo de Marcas (o WEC da altura).