Digno do nome Alfa Romeo? 33 Stradale a fundo em Nardó

Os testes de desenvolvimento levam qualquer carro aos seus limites e a Alfa Romeo acabou de divulgar um vídeo das provas feitas ao superdesportivo 33 Stradale. Será que esteve à altura?

O Alfa Romeo 33 Stradale foi apresentado ao mundo como uma homenagem ao Tipo 33. Considerado, por muitos, como um dos modelos mais bonitos da marca.

O 33 Stradale foi anunciado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros de capacidade, capaz de debitar 620 cv de potência e de atingir uma velocidade máxima de 333 km/h.

Por norma, a Alfa Romeo recorre às instalações em Balloco para realizar as suas sessões de testes de desenvolvimento. Contudo, para comprovar alguns dos valores anunciados, a marca deslocou-se até à pista de Nardó, também em Itália, registando a ocasião em vídeo.

No entanto, o teste que teve mais destaque foi mesmo o de velocidade máxima do 33 Stradale, durante o qual foram atingidos os 333 km/h anunciados oficialmente. No teste de aceleração dos 0 aos 100 km/h, o desempenho também foi notável, registando um tempo inferior a 3 segundos.

O protótipo testado na pista circular foi submetido a diversos testes, com o objetivo de apurar a eficácia da refrigeração, da aerodinâmica ou até da insonorização.

Além das prestações relativas à velocidade, o superdesportivo da marca de Milão também teve um desempenho dinâmico de acordo com as expectativas, muito graças ao chassis de alumínio e fibra de carbono, assim como à presença de uma suspensão de triângulos sobrepostos.

Como a potência nada é sem poder de travagem, o 33 Stradale conta com sistema de travagem de carbocerâmica, desenvolvido em conjunto com a Brembo. Graças a este sistema, o superdesportivo conseguiu travar, dos 100 aos 0 km/h, em 33 metros.

O Alfa Romeo 33 Stradale foi desvendado com uma produção limitada a 33 unidades, todas já com destino definido, antes da sua apresentação. A primeira unidade será entregue ao proprietário no próximo mês de dezembro.