Tal como prometido, a Alfa Romeo entrou, esta quarta-feira, no segmento dos superdesportivos deslumbrantes, com a apresentação do 33 Stradale. Proposta hiper-exclusiva que tem por base um V6 3.0 biturbo de 620 cv, mas que também poderá adoptar uma motorização elétrica, com pelo menos 750 cv!
Inspirado num dos Alfa mais icónicos dos anos 60 e ao qual foi, inclusivamente, buscar o nome, o agora apresentado Alfa Romeo 33 Stradale confirma, agora, as muitas das expectativas criadas pelo próprio fabricante de Arese. A começar, naquilo que deveria ser um superdesportivo altamente exclusivo e personalizado, capaz de ressuscitar muito daquele que é o passado glorioso da marca, uma espécie de "sonho tornado realidade"; e a verdade é que o produto final não ficou muito longe de tudo isto!...
De resto e começando pela exclusividade, poder-se-á dizer que o novo 33 Stradale acaba perdendo para o modelo da década 60, mas por curta margem, já que, enquanto o antigo deu origem a apenas 18 unidades, o novo chega aos 33 carro. Número que, ainda assim, não parece ter feito diminuir o interesse, conforme demonstra o facto de todas elas terem sido já vendidas, nas semanas a seguir ao evento secreto realizado durante o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 de 2022, em Monza, para onde a marca convidou um grupo restrito de potenciais compradores, para admirarem, em primeira mão e sob total segredo, o seu possível futuro desportivo.
Com uma estética deslumbrante e motor central
Quanto ao recuperar do passado glorioso, pode dizer-se que começa, desde logo, no replicar da configuração de motor central que era uma das particularidades do 33 original e a que novo Stradale acrescenta uma deslumbrante carroçaria, feita à mão, pela empresa italiana Carrozzeria Touring Superleggera. Desta feita, com portas de abertura tipo asa de borboleta e monocoque em fibra de carbono, combinado com uma estrutura em H de alumínio, mas também com um tejadilho feito a partir da combinação dos dois materiais, caixilhos das janelas em fibra de carbono e um óculo traseiro que troca o vidro, pelo policarbonato.
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A juntar a esta escolha de materiais, a personalização desde já garantida e que deverá permitir que não existam dois carros iguais, existindo, mesmo, a possibilidade do proprietário definir o VIN do seu automóvel, o qual será depois gravado no túnel central.
De resto e a marcar, igualmente, o interior, dois ambientes à escolha, Tributo e Alfa Corse, com o primeiro a procurar respeitar a imagem do 33 original, enquanto o segundo afirmará a diferença através de um visual mais desportivo. Ainda que ambos a optarem pelo mesmo volante que, exceptuando as patilhas em alumínio, não contará com quaisquer botões, já que a Alfa Romeo pretende que o condutor, envolto por uma combinação de couro, fibra de carbono, alumínio e Alcantara, se concentre naquilo que é verdadeiramente importante - a condução.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_acesso.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_consolacentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_painelinstrumentos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_consolalado.jpg]Com um novo V6 3.0 biturbo de 620 cv
Aliás, a ajudar a este esforço, surge, também, o bloco escolhido para impulsionar o modelo, um V6 3.0 biturbo a gasolina, a debitar 620 cv de potência (a marca não divulgou o binário), que a Alfa Romeo garante nada ter a ver com o Nettuno da Maserati. Sendo, sim, uma evolução do V6 2.9 biturbo que equipa os modelos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, com o qual a marca da Arese também diz ser possível ao 33 Stradale acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos, assim como atingir os 333 km/h de velocidade máxima.
Igualmente a marcar as diferenças face ao Maserati MC20 e ao seu Nettuno, a opção por uma transmissão automática de oito velocidades de origem ZF, em detrimento da DCT, também de oito velocidades, da Tremec. Sendo que o Alfa acrescenta, ainda, um sistema de travagem brake-by-wire com discos de carbo-cerâmica da Brembo, além de uma suspensão de duplo braço com amortecedores ativos e sistema de elevação do eixo dianteiro.
De salientar, ainda, que, embora concebido originalmente como uma proposta a combustão, este 33 Stradale também poderá vir a utilizar, caso o proprietário assim o prefira, um trem de força 100% elétrico, a oferecer potências acima dos 750 cv. Valor que, diga-se e embora a Alfa Romeo não o assuma, que possa tratar-se da mesma solução utilizada pelo Maserati GranTurismo Folgore, o qual recorre a uma configuração de três motores elétricos, para obter não só um binário máximo a rondar os 1.350 Nm, como, também, uma autonomia exclusivamente elétrica a rondar os 450 quilómetros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_entradaar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_luzstop.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/AlfaRomeo33StradaleAprs2023_farolim.jpg]Mais a caminho
Mas se e depois de ler este texto, o leitor passou a fazer parte daquele lote de clientes que gostaria de ter tido uma oportunidade de garantir, pelo menos, uma das unidades do 33 Stradale, saiba que novas oportunidades surgirão.
Isto, porque, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, deixou já a garantia de que o superdesportivo agora apresentado, não será o último dos modelos especiais da marca de Arese.
Pelo contrário, a caminho estão mais modelos do género, exclusivos e altamente personalizáveis, mas também - e isto somos nós que o dizemos... - inquestionavelmente caros...