Demonstração de que a implementação do Veículo Elétrico ainda está por acontecer, o sucedido na Alemanha, onde a venda de elétricos, assim como dos híbridos plug-in (PHEV), registou uma importante queda, em janeiro. Motivo? O mais recente corte dos subsídios governamentais.
Principal motor económico no seio da União Europeia, a Alemanha decidiu entrar em 2023 cortando para metade os apoios estatais à compra de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in (PHEV).
A medida, no entanto e segundo revelam os dados da Autoridade para os Transportes Motorizados da Alemanha agora revelados, acabou tendo reflexos negativos na venda deste tipo de veículos, face ao mesmo mês de 2022, com os elétricos a perderem 13,2 por cento, enquanto os PHEV venderam menos 6,2 por cento.
Ao mesmo tempo e não menos preocupante, especialmente se tivermos em conta o facto da combustão ter morte anunciada, já para 2035, o facto da venda de veículos a gasolina e gasóleo ter subido, no mesmo período, 3,5 por cento.
Nove mil euros por um EV até 40.000€
Demonstração do quão importante os apoios governamentais ainda são, para a afirmação do Veículo Elétrico (EV), vale a pena também recordar que, antes do corte agora em vigor, o Estado alemão apoiava a compra de veículos elétricos com preços abaixo dos 40.000€, com um subsídio de 9.000€. Valor suportado equitativamente pelo governo federal e pelo respectivo fabricante automóvel.
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Já no caso dos híbridos plug-in, o apoio à aquisição deste tipo de veículos era de até 6.750€, no caso de propostas até aos mesmos 40.000€.
Com a entrada em vigor da nova legislação, a Alemanha não só cortou para metade (4.500€) o apoio à compra de veículos elétricos a bateria, como decidiu acabar, na maior parte das situações, com o apoio governamental aos PHEV.
Vendas continuarão a cair, diz VDA
De resto e embora algumas fontes atribuam esta queda ao facto de muitos consumidores, conhecedores do fim anunciado dos apoios, terem decidido avançar para a compra ainda em dezembro, a Associação da Indústria Automóvel da Alemanha (VDA) veio já dizer, em declarações ao The Wall Street Journal, que não acredita que os próximos meses possam trazer uma recuperação, neste domínio.
Pelo contrário, a VDA defende que as vendas totais de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in deverão continuar a cair, na Alemanha, cerca de 8 por cento, face a 2022, sendo que, na distinção entre os dois tipos de veículos, serão os PHEV quem mais sofrerá. Mais precisamente, com quedas na ordem dos 20 por cento, acredita a associação.