Alemanha mantém isenções para camiões a gás natural

Os veículos pesados a gás natural vão continuar a beneficiar da isenção do pagamento de portagens nas autoestradas da Alemanha.

Os veículos pesados a gás natural vão continuar a beneficiar da isenção do pagamento de portagens nas autoestradas alemãs.

O Parlamento Alemão (Bundestag) aprovou a extensão da isenção do pagamento de portagens nas autoestradas pelos veículos pesados a gás natural, com peso bruto acima de 7,5 toneladas. A medida estará em vigor até 31 de dezembro de 2023.
A extensão beneficia as empresas que, nas suas frotas, operam veículos pesados a gás natural comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL) nas rotas domésticas ou internacionais, devido à posição central do país na encruzilhada dos principais eixos rodoviários de longo curso europeus.

A isenção de pagamento de portagens nas autoestradas alemãs permitirá reduzir o custo total de propriedade dos veículos de transporte de longo curso que utilizem esta tecnologia, aumentando as vantagens financeiras e o retorno face ao investimento nesse tipo de viaturas. Em conjunto com a expansão da rede de distribuição de gás natural, esta medida permitirá acelerar a transição para esta tecnologia.

Gasnam e Iveco elogiam medida

Esta medida do Bundestag e do Conselho Federal já foi saudada por entidades como a Gasnam (Associação Ibérica de Gás Natural e Renovável para a Mobilidade) ou a Iveco, uma das marcas que mais tem investido no desenvolvimento desta tecnologia.

Iveco S-Way NP
Iveco S-Way NP

"O exemplo que a Alemanha está a dar à Europa é uma clara manifestação da importância do gás natural para a transição energética para uma economia de baixo carbono, circular e sustentável", refere a Gasnam em comunicado. "Com o bioCNG e o bioLNG temos a oportunidade única de criar sinergias entre o setor de resíduos, agricultura, energia e mobilidade, contribuindo para o relançamento da economia europeia, especialmente nestes tempos difíceis", sublinha.

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Por sua vez, o presidente da Iveco, Thomas Hilse, também elogiou a medida apresentada pela Comissão Parlamentar de Trânsito da Alemanha, salientando que a decisão significa um "claro reconhecimento ambientais dessa tecnologia, rumo às emissões zero. O responsável da marca italiana acrescenta que as infraestruturas de GNL está em crescimento "havendo um número cada vez maior de estações de reabastecimento, como a que foi recentemente inaugurada em Berlim Potsdam".

Segundo Thomas Hilse, "em conjunto com a expansão da rede de distribuição em com os atuais subsídios governamentais de apoio a esse combustível, essa extensão dá aos nossos clientes um sinal claro de que a transição para o transporte.a GNL é impagável, podendo, com o biometano, tornar-se livre de emissões".

Dez mil veículos em operação na Europa

Estação de GNL / GNC da Galp de Sines

Em alguns países, as frotas de pesados - camiões e autocarros - já utilizam como combustível o bioCNG e o bioLNG (biometano renovável), resultando em carbono neutro. A frota de camiões GNL tem vindo a aumentar na Europa, já se encontrando em operação mais de dez mil veículos, assegurando uma alternativa concreta às motorizações convencionais diesel utilizadas nos transportes e possibilitando o aproveitamento em larga escala de gases renováveis na mobilidade.

Segundo demonstram estudos recentes, a capacidade de produção europeia de biometano tem um potencial de 1200 TWh, cobrindo amplamente as necessidades do setor dos transportes que atualmente consome cerca de 24 TWh.