Demonstração da aposta que também os fabricantes automóveis alemães têm vindo a fazer em prol afirmação do Veículo Elétrico, os números agora conhecidos de que a Alemanha pagou, em 2020, seis vezes e meia mais em subsídios para compra de EV's, que no ano anterior.
Segundo estes números, divulgados pelo jornal alemão Rheinische Post, a partir de informações recolhidas junto do Departamento Federal para a Economia e Controlo das Exportações da Alemanha, o governo alemão pagou, em 2020, um total de 652 milhões de euros em subsídios para a compra de veículos elétricos, depois de, 2019, ter pago apenas 98 milhões de euros.
Segundo o mesmo diário, a justificar este investimento, surge os pedidos de apoio, para compra de um elétrico, apresentados por um total de 229.951 condutores alemães. Número que, em 2019, não tinha ido além dos 71.081 pedidos.
Contudo, também importa referir que, este número de pedidos, não chega para atingir o total da verba aplicada pelo Executivo alemão. A qual contempla, na verdade, o aumento do financiamento, introduzido em julho pelo governo, para incentivos fiscais à compra de veículos, não somente elétricos, como também eletrificados.
Igualmente a contribuir para o crescimento nos pedidos de apoio, os vários novos modelos 100% elétricos, como o Volkswagen ID.3, surgidos durante este ano.
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Os dados agora conhecidos revelam, ainda, que os pedidos de apoio para a compra de híbridos, suplantaram os relativos a elétricos. Sendo que, enquanto número de processos de apoio relacionados com EV subiu 250%, de 51 mil para 126 mil, o número de pedidos de apoio, relativos a híbridos, disparou 470%, de 22 mil para 103 mil.
Quanto ao Governo alemão, mostra-se muito satisfeito com esta tendência, acreditando, mesmo, que os números voltem a aumentar, em 2021, mantendo essa evolução, pelo menos, até 2025.
"Em 2020, demos um importante salto rumo à eletromobilidade, na Alemanha", afirma o Ministro Federal da Economia, Peter Altmaier, explicando que "a principal razão para este facto é o bónus de inovação introduzido em julho, com o qual o Governo alemão praticamente duplicou os apoios à compra de veículos elétricos".
Posição que, de resto, já teve uma resposta da parte dos construtores automóveis alemães, e mais concretamente da parte do Volkswagen Group, com o principal responsável pela mobilidade elétrica no maior grupo automóvel europeu, Thomas Ulbrich, a recordar que "precisamos de um número significativamente maior de postos de carregamento, na Alemanha e na Europa, se quisermos, realmente, que os veículos elétricos se estabeleçam. Para que isso aconteça, todos os players, desde os políticos à indústria, deverão continuar os seus esforços, nos anos que aí vêm".