Uma mina! Carro voador da Alef já contabiliza 250 milhões em pré-reservas

A start-up Alef Aeronautics acaba de anunciar que já encaixou cerca de 250 milhões de dólares em pré-encomendas para o seu carro voador.

Se é daqueles que continua a ver como mirabolante, uma realidade com carros voadores, então, o melhor é começar a mudar de ideias. É que a Alef Aeronautics, start-up que está a desenvolver um Vertical Take-Off and Landing vehicle (VTOL), acaba de anunciar ter atingido os 250 milhões de dólares em pré-encomendas para o seu carro voador!

A start-up norte-americana, que tem vindo a trabalhar, nos últimos anos, num verdadeiro carro voador, a que deu o nome de Model A, revelou, ainda, ter já recebido, igualmente, uma certificação especial de voo, da parte da Federal Aviation Administration (FAA), que lhe permitirá dar continuidade, não só aos testes de voo, mas também e num futuro próximo, a acções de demonstração.

Quanto ao interesse efetivo dos clientes neste novo meio de transporte, a Alef Aeronautics afirmou, em declarações reproduzidas pelo Business Insider, ter recebido, só no último trimestre de 2022, cerca de 440 pré-encomendas para o Model A. Inclusive, para o fornecimento de uma frota deste tipo de veículos, a uma "grande empresa de tecnologia de aviação com sede em Hong-Kong".

O Model A da Alef Aeronautics
O Model A da Alef Aeronautics

Embora sem divulgar o número total de pré-reservas já recebidas, a Alef Aeronautics também garante já ter encaixado cerca de 250 milhões de dólares (perto de 300 milhões de euros, à cotação atual) em pré-reservas, o que leva a crer que, tomando também em linha de conta que cada Model A tem um preço base de 300.000 dólares (cerca de 275 mil euros), a start-up já some cerca de 834 pré-encomendas.

Encomendas arrancaram em 2022

Vale a pena também recordar que as encomendas para este Model A começaram em outubro de 2022, com dois tipos distintos de depósitos de reserva: o mais básico, no valor de 150 dólares (138 euros), enquanto segundo, que garante prioridade nas entregas, implica um investimento de 1.500 dólares (1.380 euros).

O Alef Model A contar com um conjunto de hélices por baixo do revestimento exterior, que são responsáveis por fazer o veículo elevar-se do solo
O Alef Model A contar com um conjunto de hélices por baixo do revestimento exterior, que são responsáveis por fazer o veículo elevar-se do solo

Sobre o veículo propriamente dito, a Alef Aeronautics garante que foi projecto para ser um verdadeiro automóvel voador e não apenas e só uma cápsula voadora com rodas ou até mesmo um meio de transporte que se eleva verticalmente.  Sendo que, a justificar este posicionamento, surge a tecnologia associada, que integra, sob os painéis da carroçaria, várias hélices, as quais funcionam com recurso à mesma energia elétrica que impulsiona o Model A quando no solo.

Elétrico e com 322 km de autonomia

De resto, a start-up avança, desde já, que, no alcatrão, o Modelo A deverá conseguir fazer cerca de 322 quilómetros com uma só carga de bateria, enquanto, ao voar, deverá chegar aos 117 km de distância.

O Model A deve conseguir percorrer até 117 km a voar e 322 km por terra, com uma só carga das baterias
O Model A deve conseguir percorrer até 117 km a voar e 322 km por terra, com uma só carga das baterias

Quanto às entregas, as previsões da empresa é que os primeiros exemplares deste carro voador possam ser entregues no último trimestre de 2025.