A ALD anunciou que vai investir 4900 milhões de euros para se tornar acionista maioritária da Leaseplan, criando um novo gigante na gestão de frotas que será batizado de NewALD
A ALD Automotive e a Leaseplan preparam-se para ser unificadas sob uma nova empresa, designada NewALD. Este é o principal resultado das negociações agora finalizadas com sucesso e que significam que a ALD se tornará acionista maioritário da Leaseplan. A "compra" da Leaseplan pela ALD é um negócio avaliado em 4900 milhões de euros e, após a assinatura do memorando de entendimento, a fusão das operações deve ficar concluída no final deste ano.
Tim Albertsen, chefe executivo da ALD, declara que esta decisão "marca o início de um novo capítulo". Para o líder da gestora de frotas, unir a ALD e a LeasePlan significa a possibilidade de criar um ator global líder em mobilidade. Do outro lado do negócio, Tex Gunning, chefe executivo da LeasePlan, considera que esta transação permitirá combinar os melhores talentos do setor "com o poder de investimento necessário para atender às necessidades de mobilidade da próxima geração".
NewALD quer liderar transformação digital
As duas empresas esperam que a fusão das operações possa criar oportunidades cruzadas de negócios. Dessa forma, a NewALD pretende acompanhar megatendências como a mudança do conceito de propriedade, que se vai diversificar para vertentes como o B2B, B2C e B2E, e a transição para uma mobilidade mais sustentável. Além disso, o objetivo passa ainda por dominar a transformação digital da indústria.
Considerando o número total de viaturas das duas gestoras atualmente, a NewALD contará com uma frota total próxima dos 3,5 milhões de automóveis (1,8M da Leaseplan + 1,7M da ALD). E, no anúncio deste negócio, foi revelada a ambição de aumentar ainda mais este volume de viaturas, com um crescimento da frota cifrado em 6% por ano.
Além disso, a empresa espera alcançar "uma melhoria no índice do rácio de eficiência para c. 45% até 2025" e estão estimados proveitos de 380 milhões de euros através de sinergias operacionais e de compras. Para os acionistas a NewALD promete também trazer benefícios, com um acréscimo de 20% no lucro por ação e a garantia de que até 2025 o índice de distribuição de dividendos deve permanecer entre 50% e 60%.