Com preparação Prodrive. Aiways U6 é um SUV-Coupé rival do Volkswagen ID 5

A Aiways vai lançar o seu segundo modelo, o U6, um SUV-Coupé com preparação da Prodrive que tem a ambição de ser um rival à altura do ID 5.

A Aiways vai lançar o seu segundo modelo, o U6, um SUV-Coupé com preparação da Prodrive que tem a ambição de ser um rival à altura do Volkswagen ID 5.

Os chineses da Aiways preparam-se para lançar na Europa um segundo modelo. Desta vez é um SUV-Coupé, denominado U6, que se destina a concorrer com o Volkswagen ID 5 e contou com uma ajuda da Prodrive no seu desenvolvimento.

Revelado como protótipo no Salão Automóvel de Chengdu de 2020, o U6 é um SUV-Coupé de tração dianteira com dimensões semelhantes ao Volkswagen ID 5, com um estilo exterior inspirado num coupé e um interior espaçoso com cinco lugares.

O U6 é o segundo modelo produzido pela Aiways, marca fundada em Xangai em 2017 pelo antigo diretor comercial da Volvo Cars China, Samuel Qiang e por Gary Gu.

Aiways U6 é um SUV-Coupé elétrico com autonomia de 400 km

O primeiro modelo da Aiways, o U5, é um concorrente do Volkswagen ID 4 e atualmente já está em comercialização em 15 mercados fora da China, sendo um deles Portugal.

O U5 e o U6 são baseados da plataforma More Adaptable Structure (MAS), propriedade da Aiways. A estrutura em estilo de skate recebe uma bateria com capacidade de 63 kWh que utiliza células fornecidas pelo fabricante chinês CATL.

Estilo desportivo

O estilo do U6 poucas alterações apresenta face ao protótipo inicial, com exceção de algumas modificações de pormenor no exterior e no interior.

Um dos designers do novo modelo é Ken Okuyama, o antigo diretor criativo da Pininfarina e responsável por superdesportivos como o Ferrari Enzo.

Graças ao seu posicionamento, as proporções do U6 são mais desportivas do que as do U5. Entre os elementos distintivos destaque para uma secção frontal direita e uma traseira em estilo de liftback com um pequeno spoiler. A Aiways reivindica um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.26, igual ao do ID 5.

LEIA TAMBÉM
eNordkapp. Aiways U5 supera desafio do inverno escandinavo

A linha motriz inclui um motor elétrico com 218 cv de potência e 315 Nm de binário, que permite fazer deslocar os 1790 kg do U6 dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 160 km/h.

A bateria de 63 kWh tem uma autonomia anunciada de até 400 km em ciclo WLTP, sendo possível recuperar a capacidade num posto de 11 kW em corrente alterna ou de 90 kW em corrente contínuo, sendo que neste caso permite carregar entre 20 a 80% em cerca em 35 minutos.  

Afinações da Prodrive

O Aiways U6 foi preparado pelo especialista britânico de engenharia automóvel Prodrive, que foi incumbido de otimizar as capacidades dinâmicas do SUV-Coupé.

O interior recebe um painel de bordo com um estilo próprio, denominado pelos chineses como AI cockpit, que compreende um painel de instrumentos digital de 8.2" e um ecrã central com 14.6" do infoentretenimento com sistema operativo Android OS 9.0 e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

O SUV-Coupé da Aiways conta ainda com um volante multifunções e um compartimento para carregamento de um smartphone localizado na consola central.

MAIS IMAGENS ABAIXO

[cycloneslider id="aiways-u6_galeria"]

Um novidade é o manípulo do seletor dos modos de condução, inspirado nos utilizados pelos barcos de recreio.

O U6 disponibiliza, de série, onze sistemas de assistência à condução, incluindo função de condução autónoma de nível 2. Os sensores e o software destes sistemas foram desenvolvidos no âmbito de uma parceria que inclui os alemães da Continental e os israelitas da Mobileye.

Na primeira fase, o U6 será comercializado na Europa com motor de 218 cv e tração dianteira, com um preço a partir de 39 mil euros. Posteriormente poderá ser introduzida uma versão com dois motores com potência combinada superior a 400 cv e tração integral.