Numa altura em que inicia a atividade em Portugal com o crossover U5, a chinesa Aiways está a desenvolver o seu novo projecto, um SUV Coupé de nome U6. O qual acaba de concluir mais uma ronda de testes, com resultados agora divulgados, antes da chegada aos mercados europeus, no quarto trimestre de 2022.
Envolvendo um total de oito unidades, o segundo modela da marca chinesa de mobilidade pessoal sedeada em Xangai, os testes agora concluídos com o U6 levaram a que cada um dos carros cumprisse um total de 240 dias de ensaios na pista de testes de de Yancheng Zhongqi, na China. Onde, acrescenta a Aiways, percorreram quase 400 mil quilómetros individualmente.
De resto e também segundo a empresa, só durante o processo de investigação e desenvolvimento, as unidades de testes deste SUV Coupé U6 já terão percorrido cerca de 1,2 milhões de quilómetros, o que leva o responsável da marca por esta área, Jet Zhang, a garantir que "os nossos procedimentos de teste rigorosos estão a ter como resultado um produto de qualidade excecional, capaz de satisfazer os clientes mais ambiciosos".
Já na pista de testes de Yancheng Zhongqi, os engenheiros da Aiways centraram-se na otimização da durabilidade da estrutura, assim como no desempenho do grupo propulsor e do veículo em geral. Assim como na resistência estrutural, qualidade de montagem, fiabilidade, economia e potência, bem como o ruído, vibração e aspereza (Noise, Vibration and Harshness, NVH).
LEIA TAMBÉM
eNordkapp. Aiways U5 supera desafio do inverno escandinavo
Por outro lado, o U6 foi, igualmente, submetido a mais de 150 ciclos de teste em diferentes condições de carga, em estrada, de forma a simular condições reais, inclusive, as de utilização indevida, como é o caso das técnicas de condução incorretas.
Com velocidade limitada a 160 km/h e 7s nos 0-100 km/h
De acordo com a Aiways, o SUV Coupé terá atingido facilmente a velocidade máxima prevista e limitada eletronicamente, de 160 km/h, ao mesmo tempo que conseguiu fazer a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos.
Já no capítulo da travagem, a utilização de um servofreio de segunda geração, fornecido pela alemã Bosch, assim como do iBooster com sistema de controlo de travagem 'ESP hev', desenvolvido especificamente para veículos híbridos e elétricos, terá feito com que o U6 conseguisse imobilizar-se, quando a uma velocidade de 100 km/h, em 34,3 metros.
Quanto à afinação do chassis, foi feita com a colaboração da preparadora britânica Prodrive, tendo sido levada a cabo em várias estradas principais e secundárias, com a marca a destacar o facto de terem sido experimentados 55 tipos de piso, ao longo de 1000 ciclos de teste. Assim como um total de seis conjuntos diferentes de pneus de baixa resistência ao rolamento, os quais foram avaliados mais de 40 vezes, como forma de aperfeiçoar a rigidez lateral e a aderência.
Ainda para 2022
A terminar, referir, apenas que o Aiways U6 deverá cumprir, ainda, mais uma etapa de testes, focada na conformidade e consistência, sendo que o objectivo é que o SUV Coupé consiga "atrair os clientes mais exigentes, quando for lançado no mercado europeu de veículos elétricos, no quarto trimestre de 2022".