Decidida a conquistar o seu espaço no Velho Continente, a chinesa Aiways acaba de despachar as primeiras 500 unidades do seu SUV elétrico U5, com destino à União Europeia. E, todas elas, com destinatário e entrada em funções, já definidos.
Segundo avança o site Inside EVs, as viaturas foram despachadas por barco, com destino específico à ilha de francesa da Córsega. Onde deverão chegar, durante o próximo mês de Julho, com o propósito de integrarem a frota de uma rent-a-car local, a Filippi Auto, e que é também a representante da Hertz na Córsega.
LEIA TAMBÉM
U5 EV. Chinesa Aiways vai aceitar encomendas na Europa já em Abril
"Com este despacho, a Aiways torna-se na primeira start-up chinesa a entregar veículos elétricos na União Europeia, isto numa altura em que os próprios países da UE começam a aumentar o seu investimento nos meios de transporte inteligentes e zero emissões. Dando início, desta forma, a uma recuperação sustentável, após a pandemia de Covid-19", afirma, em comunicado, a tecnológica chinesa.
De resto e ainda de acordo com informações divulgadas pela própria Aiways, a fábrica que a startup tem já a funcionar, em Shangrao, na China, apresenta uma capacidade máxima anual de construção, que pode chegar aos 150 mil veículos. Algo que, segundo também é possível depreender, não está ainda a ser plenamente aproveitado.
Recorde-se que a política de comercialização da Aiways passa, nesta fase inicial, não pela venda do U5 na União Europeia, mas por contratos de arrendamento dos veículos, por períodos que poderão variar entre, mais longos, e mais curtos. Estratégia que será levada a cabo, directamente, com o cliente, embora e para já, apenas nos mercados da Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Suíça.
Com 400 km de autonomia e oito horas para carregar em tomada normal
Quanto ao SUV propriamente dito, apresenta, naquelas que são as suas especificações europeias, uma autonomia superior a 400 quilómetros, já segundo a nova norma WLTP, graças à utilização de um pack de baterias de 63 kWh refrigerado a água, e com uma densidade de 181 Wh/kg.
A acompanhar estas baterias, um motor elétrico a anunciar 190 cv de potência e 315 Nm de binário, direccionados, única e exclusivamente, para o eixo dianteiro.
Quanto aos carregamentos, o Aiways U5 anuncia uma capacidade para repor, entre 30 e 80% da capacidade total das baterias, em cerca de 27 minutos, quando recorrendo a um ponto de carga rápido (DC), ou então, entre 20 e 80%, em 40 minutos. Isto, claro está, dependendo sempre da potência do ponto de carregamento.
Já numa tomada normal (AC), o U5 promete recuperar entre 20 e 100% da capacidade total das suas baterias, em cerca de oito horas, desde que recorrendo ao carregador de 6.6 kW que transporta consigo.
Anunciando um peso que pode variar entre os 1.700 e os 1750 kg, o SUV 100% elétrico da Aiways posiciona-se, em termos de dimensões, como um rival do Volkswagen Tiguan ou do Kia e-Niro, graças aos seus quase 4,7 m de comprimento, perto de 1,9 m de largura, e quase 1,7 de altura. Tudo isto, com uma distância entre eixos de 2,8 m.
Numa carroçaria com um coeficiente de aerodinâmica de 0.29, destaque, ainda, para uma habitabilidade para cinco passageiros, acompanhada de uma capacidade de carga na bagageira de 1.543 litros.