Com 400 km de autonomia. Primeiro elétrico chinês chega a Portugal em março

Depois da Alemanha e dos países nórdicos, a chinesa Aiways lança-se no mercado em Portugal, com o SUV elétrico U5, já em março de 2022.

Depois da Alemanha e dos países nórdicos, Portugal prepara-se para ser um dos próximos países da União Europeia a comercializar automóveis elétricos chineses. A estreia será feita pela Aiways, jovem fabricante chinês que tem como produto de estreia o SUV U5, em princípio, já no próximo mês de março de 2022.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, acrescentando que a introdução da chinesa Aiways em Portugal estará a cargo do grupo Bergé Auto, o qual já responsável pela comercialização, no nosso País, de marcas como a Kia, a Mitsubishi, a Isuzu, a Fuso e a Piaggio.

Segundo a mesma publicação, o fabricante automóvel chinês, que começou a sua ofensiva europeia pelos países nórdicos e Alemanha, pretende agora alargar a sua presença, na União Europa, a outros países. Surgindo Portugal e Espanha como os próximos destinos.

Aiways U5
O Aiways U5 deverá chegar a Portugal em março de 2022

No entanto e além do nosso País, também mercados como a Bélgica, a Itália, França, Suíça e Países Baixos, fazem parte da estratégia europeia da Aiways.

LEIA TAMBÉM
U5 EV. Chinesa Aiways vai aceitar encomendas na Europa já em Abril

Segundo apurou o Jornal de Negócios, a Aiways já vendeu, na Europa, qualquer coisa como 500 unidades do seu modelo de estreia destinado à internacionalização, o SUV U5. Tendo, destes, já entregue, a clientes europeus e só este ano, perto de 400 veículos.

Em Portugal, a Bergé Auto tem como objectivo vender, só no primeiro ano, qualquer coisa como 300 unidades do Aiways U5.

Contudo e apesar destes objectivos, não é referido, no artigo, qualquer preço base para o SUV chinês, no nosso País.

A chegada dos primeiros Aiways U5 à Europa
A chegada dos primeiros Aiways U5 à Europa

De resto e ainda sobre aquela que foi a estratégia anunciada da Aiways para a Europa, importa recordar que a marca chinesa apostava, inicialmente, não por vender o U5, mas por arrendá-lo, por períodos que tanto poderiam ser mais longos, como mais curtos. Algo que, de acordo com o agora noticiado pelo Jornal de Negócios, não deverá ocorrer em Portugal.

Um SUV 100% elétrico a prometer 400 km de autonomia

Finalmente e quanto ao SUV propriamente dito, trata-se de um modelo 100% elétrico, apontado como um rival directo de propostas como o Volkswagen Tiguan ou o Kia e-Niro, graças não só a uma habitabilidade prevista para cinco adultos, como também a uma capacidade de carga de 1.543 litros.

Equipado com um pack de baterias de 63 kWh refrigerado a água, o Aiways U5 anuncia uma autonomia na ordem dos 400 quilómetros, já segundo a mais recente norma WLTP.

Aiways U5
Aiways U5

A acompanhar o pack de baterias, um só motor elétrico, a garantir apenas tracção dianteira, mas também uma potência máxima de 190 cv e um binário de 315 Nm.

Quanto a carregamento, o Aiways U5 promete a capacidade de repor entre 30 e 80% da carga da bateria, em cerca de 27 minutos, desde que recorrendo a um posto de carga rápida. Já numa tomada AC e utilizando o carregador de 6,6 kW que modelo possui, serão necessárias cerca de 8 horas para recuperar entre 20e 100% da carga das baterias.