U5 EV. Chinesa Aiways vai aceitar encomendas na Europa já em Abril

A chinesa Aiways vai começar a aceitar, na Europa, encomendas para o SUV elétrico, U5, já a partir do final de Abril. Primeiras unidades, em Agosto de 2020.

Numa altura em que a procura por veículos elétricos regista, na Europa, um crescimento sustentado, o jovem fabricante chinês Aiways acaba de anunciar a decisão de aceitar encomendas para o seu SUV elétrico, U5, já a partir do final de Abril. Sendo que as primeiras unidades deverão ser entregues, no Velho Continente, ainda durante o mês de Agosto de 2020.

Jovem fabricante automóvel chinês criado há apenas quatro anos e que tem, na sua oferta, entre outros modelos, um SUV elétrico de dimensões semelhantes ao Volkswagen Tiguan, a Aiways quer aproveitar o sucesso que este tipo de veículos tem vindo a fazer no mercado europeu, para, também ela, garantir o seu quinhão.

LEIA TAMBÉM
A eletrizante chinesa Aiways Nathalie vem para a Europa

SUV de aspecto vanguardista, o Aiways U5 dispõe apenas de tracção dianteira, com a propulsão, exclusivamente elétrica, a ser garantida por um motor elétrico, apoiado num pack de baterias de 65 kWh.

Graças a esta solução, promessas de uma autonomia máxima de 503 quilómetros, isto, segundo o ciclo NEDC. Quanto aos valores definitivos, à luz do mais recente WLTP, permanecem desconhecidos, uma vez que os testes ainda decorrem.

Concorrente directo do Volkswagen Tiguan, o Aiways U5 tem propulsão exclusivamente elétrica
Concorrente directo do Volkswagen Tiguan, o Aiways U5 tem propulsão exclusivamente elétrica

Cinquenta mil para começar

Rival directo de modelos como o Volkswagen Tiguan ou o Kia e-Niro, a Aiways tem previsto produzir cerca de 50 mil unidades do U5, só durante o ano de 2020.

No entanto e devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, estes números também podem vir a sofrer um decréscimo, até porque a linha de montagem do fabricante chinês, esteve, a exemplo de todas as outras, totalmente parada. Tendo retomado a produção, há pouco.

O Aiways U5 anuncia uma autonomia de 503 quilómetros... com baterias de 65 kWh
O Aiways U5 anuncia uma autonomia de 503 quilómetros... com baterias de 65 kWh

Ainda assim, o desejo, já assumido, do jovem fabricante chinês, é que o U5 seja comercializado na Europa, de início, em mercados como a Alemanha, França, Suíça, Noruega e Holanda.

Por 400€ mês

Na Europa, o Aiways U5 apenas poderá ser adquirido, apenas e só, online, através do site oficial da marca, e na modalidade de Leasing. Solução que, segundo revelou o vice-presidente da companhia para os mercados externos, Alexander Klose, à Autocar, deverá permitir aos clientes usufruir deste SUV 100% elétrico, mediante uma mensalidade a rondar os 400€/mês.

LEIA TAMBÉM
Eléctricos. Conheça as 15 melhores propostas para 2020

Com esta mensalidade, tal significa que o U5 deverá posicionar-se no mesmo patamar de propostas cujo valor de aquisição ronda os 35.000€. Embora, com o modelo chinês, a oferecer benefícios e equipamento equivalentes aos de uma proposta premium.

Entretanto e lá mais para a frente na comercialização, a Aiways prevê lançar uma versão deste mesmo SUV, com um pack de baterias mais pequeno, também como forma de fazer descer o valor da mensalidade.

Com um habitáculo marcado pelos dois generosos ecrãs, o U5 promete uma lotação para cinco ocupantes. Para mais, terá de optar pelo U7...
Com um habitáculo marcado pelos dois generosos ecrãs, o U5 promete uma lotação para cinco ocupantes. Para mais, terá de optar pelo U7...

O fabricante promete, de resto, que, até mesmo os clientes que já tenham a versão mais potente, vão poder trocar o seu carro, pela versão de menor autonomia, de forma a verem os seus custos de utilização reduzidos.

Um U7 também a caminho... com a ajuda da Gumper

A par deste U5, a Aiways apresentou já, no Salão Automóvel de Xangai de 2019, uma variante maior deste SUV elétrico, a que deu o nome de U7. E que, utilizando a mesma arquitectura do primeiro, pode adoptar motores e packs de baterias distintos, por exemplo, de forma a ter tracção integral.

Embora com um posicionamento, também de preço, ao nível dos SUV médios generalistas, o Aiways U5 conta com um equipamento a rivalizar com as propostas premium
Embora com um posicionamento, também de preço, ao nível dos SUV médios generalistas, o Aiways U5 conta com um equipamento a rivalizar com as propostas premium

Recorde-se que a chinesa Aiways também detém, hoje em dia, a entretanto renascida marca de superdesportivos, Gumpert. A qual deu a conhecer, em 2019, o seu mais recente super-carro, de nome Nathalie.

Ainda segundo o vice-presidente da Aiways para a operação noutros mercados que não Xangai, local de onde o fabricante é originário, a ideia é que as duas marcas troquem tecnologia, ainda que mantendo uma clara separação entre ambas.