Numa altura em que a procura por veículos elétricos regista, na Europa, um crescimento sustentado, o jovem fabricante chinês Aiways acaba de anunciar a decisão de aceitar encomendas para o seu SUV elétrico, U5, já a partir do final de Abril. Sendo que as primeiras unidades deverão ser entregues, no Velho Continente, ainda durante o mês de Agosto de 2020.
Jovem fabricante automóvel chinês criado há apenas quatro anos e que tem, na sua oferta, entre outros modelos, um SUV elétrico de dimensões semelhantes ao Volkswagen Tiguan, a Aiways quer aproveitar o sucesso que este tipo de veículos tem vindo a fazer no mercado europeu, para, também ela, garantir o seu quinhão.
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SUV de aspecto vanguardista, o Aiways U5 dispõe apenas de tracção dianteira, com a propulsão, exclusivamente elétrica, a ser garantida por um motor elétrico, apoiado num pack de baterias de 65 kWh.
Graças a esta solução, promessas de uma autonomia máxima de 503 quilómetros, isto, segundo o ciclo NEDC. Quanto aos valores definitivos, à luz do mais recente WLTP, permanecem desconhecidos, uma vez que os testes ainda decorrem.
Cinquenta mil para começar
Rival directo de modelos como o Volkswagen Tiguan ou o Kia e-Niro, a Aiways tem previsto produzir cerca de 50 mil unidades do U5, só durante o ano de 2020.
No entanto e devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, estes números também podem vir a sofrer um decréscimo, até porque a linha de montagem do fabricante chinês, esteve, a exemplo de todas as outras, totalmente parada. Tendo retomado a produção, há pouco.
Ainda assim, o desejo, já assumido, do jovem fabricante chinês, é que o U5 seja comercializado na Europa, de início, em mercados como a Alemanha, França, Suíça, Noruega e Holanda.
Por 400€ mês
Na Europa, o Aiways U5 apenas poderá ser adquirido, apenas e só, online, através do site oficial da marca, e na modalidade de Leasing. Solução que, segundo revelou o vice-presidente da companhia para os mercados externos, Alexander Klose, à Autocar, deverá permitir aos clientes usufruir deste SUV 100% elétrico, mediante uma mensalidade a rondar os 400€/mês.
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Com esta mensalidade, tal significa que o U5 deverá posicionar-se no mesmo patamar de propostas cujo valor de aquisição ronda os 35.000€. Embora, com o modelo chinês, a oferecer benefícios e equipamento equivalentes aos de uma proposta premium.
Entretanto e lá mais para a frente na comercialização, a Aiways prevê lançar uma versão deste mesmo SUV, com um pack de baterias mais pequeno, também como forma de fazer descer o valor da mensalidade.
O fabricante promete, de resto, que, até mesmo os clientes que já tenham a versão mais potente, vão poder trocar o seu carro, pela versão de menor autonomia, de forma a verem os seus custos de utilização reduzidos.
Um U7 também a caminho... com a ajuda da Gumper
A par deste U5, a Aiways apresentou já, no Salão Automóvel de Xangai de 2019, uma variante maior deste SUV elétrico, a que deu o nome de U7. E que, utilizando a mesma arquitectura do primeiro, pode adoptar motores e packs de baterias distintos, por exemplo, de forma a ter tracção integral.
Recorde-se que a chinesa Aiways também detém, hoje em dia, a entretanto renascida marca de superdesportivos, Gumpert. A qual deu a conhecer, em 2019, o seu mais recente super-carro, de nome Nathalie.
Ainda segundo o vice-presidente da Aiways para a operação noutros mercados que não Xangai, local de onde o fabricante é originário, a ideia é que as duas marcas troquem tecnologia, ainda que mantendo uma clara separação entre ambas.