Embora integrados numa extensa ofensiva da qual fazem parte muitas outras marcas e construtores automóveis chineses, fabricantes como a Aiways ou a Great Wall prometem afirmar-se na Europa, através de uma fórmula de sucesso já comprovado. Revelamos-lhe qual.
Participantes numa ofensiva que anuncia novidades, praticamente, a cada dia que passa, a Aiways, com presença na Europa há mais de um ano, é um dos fabricantes com maior potencial de mercado.
A marca chinesa já comercializa entre nós o seu SUV elétrico puro U5 (desde 49 000€), cujo ensaio publicámos nas páginas da revista TURBO nº 486 (março de 2022) e cuja qualidade nos surpreendeu, pela positiva.
Fundada em 2017, a Aiways está já, neste momento, em comercialização em nove países europeus.
Entretanto e a seguir ao U5, chegará o U6, com um perfil mais coupé, mas com idênticos argumentos elétricos, inserindo-se na estratégia da marca de lançar um novo modelo por ano até à sua gama completa.
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Esta start-up chinesa tem sede em Shangai e quartel-general em Munique, é uma empresa de capital privado e beneficia do suporte financeiro da CATL, um dos maiores fabricantes chineses de baterias para automóveis do Mundo.
Importada em Portugal pela Astara, que também traz para o nosso País a Mitsubishi, Kia e Isuzu, não lhe falta potencial de mercado.
Os SUV da Great Wall
Com seis marcas sob a sua alçada, o grupo privado Great Wall também aposta forte nos SUV.
Dele fazem parte emblemas como a Haval, maior fabricante de SUVs da China, a Wey, a Tank e a ORA. Esta última já é vendida na Europa, especializada em pequenos carros de estilo revivalista.
A nível doméstico, o grupo Great Wall vendeu 1,28 milhões de unidades em 2021.
BYD não fica atrás
Quanto à nova líder mundial do mercado de carros elétricos, a BYD, teve, segundo a 'Car News China', no SUV BYD Song o modelo mais vendido, em junho, com 32 077 unidades. Sendo que, logo atrás, veio o BYD Qin, com 26 623 unidades, e o BYD Han, com 25 439 unidades.
Finalmente, o BYD Yuan vendeu 19371 unidades, o BYD Dolphin 10376 unidades e o BYD Tang 8134 unidades.
De todos estes modelos, apenas o SUV Tang já se encontra em comercialização na Europa, embora tudo aponte para que fluxo venha a aumentar em breve... com mais SUV, naturalmente.
Resumindo...
Perante o quadro que aqui descrevemos ao longo dos últimos dias, fica, assim, a certeza, de que, vontade de expansão e produto, não falta aos construtores chineses.
A reputação pode muito bem mesmo ser o último obstáculo, ainda que, a fazer fé nos números, também esse problema está a ser resolvido e com relativa rapidez.