Antecipado via online, depois da impossibilidade de ser oficialmente apresentado durante o Salão Automóvel de Genebra 2020, o novo Kia Sorento aí está, sem segredos, e renovado de cima abaixo. A começar na plataforma, mas também na tecnologia, segurança, e, principalmente, uma nova versão híbrida.
Sport Utility Vehicle que é também a proposta topo-de-gama da marca sul-coreana, no segmento SUV, o novo Kia Sorento apresenta-se, nesta quarta geração, de argumentos reforçados e, conforme também já tivemos oportunidade de aqui referir, com uma renovada ambição em termos estatutários.
LEIA TAMBÉM
Novo Kia Sorento. Estatuto, tecnologia… e promessas de eletrificação
A demonstrá-lo, desde logo, o novo visual exterior totalmente reformulado, a começar na agora reformulada grelha dianteira "Tiger Nose", mais alongada e a integrar os grupos ópticos, a procurar acentuar a largura do modelo.
De resto, as dimensões do Sorento foram outro dos aspectos em que SUV sul-coreano mudou, tendo crescido 10 mm no comprimento (4,810 m) e 35 mm na distância entre eixos (2,815 m), graças também à adopção de uma nova plataforma.
Alterada foi também a traseira, nesta nova geração muito mais esculpida, e com pormenores, como os faróis, muito mais estilizados. Sendo que, a terminar, há ainda um marcado spoiler no topo do óculo traseiro, duas ponteiras de escape igualmente estilizadas e a denominação Sorento na base do portão, um pouco à imagem daquilo que a marca já fez no ProCeed.
Interior tecnológico... e espaçoso
Passando ao interior, a reformulação de todo o habitáculo e, consequentemente, do cockpit, com o Kia Sorento a estrear um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3" e um sistema de infotainment com ecrã de 10,25" e sistema UVO Connect. Compatível tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto.
igualmente presente, um sistema de som VOSE, com um total de 12 altifalantes!
Já no capítulo da habitabilidade, a manutenção da uma lotação que tanto pode ser para cinco ocupantes, como para sete, com o SUV da Kia a garantir, no caso da primeira, 910 litros de capacidade de carga na bagageira! Já com sete lugares em utilização, o espaço de carga pode variar entre os 187 e os 179 litros; tudo depende do facto de se tratar, ou não, da motorização híbrida.
Segurança é preocupação
Falando de sistemas de segurança, a confirmação da disponibilização de tecnologias de vanguarda, congregadas num pacote que a marca designa de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), e a que se junta um novo Sistema de Assistente Remoto de Estacionamento.
Sendo que, disponível está igualmente a tecnologia de condução autónoma de "nível dois" da Kia, denominada Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA), e que consegue comandar a aceleração, a travagem e a direção, consoante o comportamento do veículo que segue à frente.
Também híbrido
Quanto a motores, o anúncio de que o novo Sorento estará disponível, no início da comercialização, com duas motorizações, a que se seguirá, lá mais para a frente, a introdução de uma outra solução híbrida plug-in. Mas da qual, pelo menos para já, não existem informações.
Já quanto à motorização híbrida disponibilizada logo no arranque, tem por base o conhecido 1.6 T-GDI a gasolina, ao qual foi acoplado um motor elétrico de 44,2 kW. Este último, apoiado por um conjunto de baterias de polímeros de iões de lítio, com uma capacidade anunciada de 1,49 kWh.
Somando os dois motores, esta solução anuncia uma potência total de 230 cv e um binário máximo de 350 Nm, com a gestão destes valores a ser feita por uma caixa automática de seis velocidades. A qual, em conjugação com a nova tecnologia "Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas", contribui para anunciar, igualmente, uma diminuição no consumo, até 3%.
Disponível ainda este ano
Finalmente e quanto à chegada aos concessionários, a Kia promete que o novo Sorento estará disponível nos mercados europeus, durante o terceiro trimestre de 2020.
Já em Portugal, a chegada só deverá ter lugar no último trimestre do ano.
Tanto cá, como lá, a certeza de que o modelo chegará com a já tradicional garantia de 7 anos ou 150 000 quilómetros.