Aeroscreen Red Bull chega em 2020 aos IndyCar

Alternativa ao halo para proteger os pilotos, com um estilo mais tradicional, o Aeroscreen desenvolvido pela Red Bull chega à competição americana no próximo ano. O halo foi a solução encontrada pela Fórmula 1 para proteger os pilotos em caso de capotamento, quando outra viatura "entra em voo" e passa por cima dos cockpits dos outros carros ou dos destroços de outros acidentes. Mas agora foi confirmada a entrada em cena de uma solução esteticamente mais apelativa (e provavelmente com menos impacto na visibilidade dos pilotos). Trata-se do Aeroscreen, que foi desenvolvido pela Red Bull e chega à Fórmula Indy já no próximo ano. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-1-1558706840.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-2-1558706840.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-3-1558706839.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-4-1558706841.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-5-1558706839.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-6-1558706841.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-7-1558706839.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-8-1558706839.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-1-1558706840-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/05/aeroscreen-1-1558706840-22222.jpg] Esta espécie de para-brisas indestrutível foi criada como alternativa ao Halo quando a Fórmula 1 resolveu dar mais proteção aos pilotos em caso de acidente. Mas na altura a decisão da F1 foi para o arco de segurança que atualmente se vê montado nos carros. Este Aeroscreen conjuga uma proteção exterior em titânio, montada no chassis, com uma superfície transparente em policarbonato de alta resistência, que tem um revestimento contra os reflexos da luz solar e aquecimento para não embaciar. Esta cobertura total garante também proteção contra destroços, evitando a repetição de situações como o "famoso" parafuso que destruiu completamente o capacete de Felipe Massa. Segundo informações avançadas, o nível de resistência aos impactos deste sistema dos IndyCar será similar ao dos Halo.   Além disso, como os pilotos usam películas nos capacetes para retirar a sujidade, também haverá um sistema para ir limpando o Aeroscreen dos mosquitos, borrachas e demais sujidades que se acumulem. E a Dallara, que faz os chassis para os IndyCar, também está a desenvolver um novo sistema para arrefecimento do cockpit, que passa a receber muito menos ar do exterior. Entretanto, decorreu ontem mais uma edição das 500 milhas de Indianapolis. O vencedor da corrida foi Simon Pagenaud, da Team Penske, que se superiorizou num intenso duelo com Alexander Rossi ao volante de um dos monolugares da Andretti Motorsports. O lugar mais baixo do pódio ficou para o japonês Takuma Sato.