Apontado a um sector do mercado dominado pelas marcas alemãs, o fabricante italiano de veículos elétricos Aehra acaba de mostrar a estética daquele que será o seu modelo de estreia, um SUV EV de ultra-luxo. O qual, embora ainda sem nome, anuncia, desde já, mais de 800 km de autonomia, uma potência que pode chegar aos 815 cv, mas também umas marcantes portas de abertura invulgar. Tudo, com preço a condizer.
Para já conhecido apenas como Aehra SUV, ou seja, ainda sem nome definido, o modelo de estreia do aspirante a fabricante automóvel de Milão acaba de ser revelado, de forma oficial, ainda que com o foco centrado no design exterior. Mas também a permitir ao fabricante deixar, desde já, a garantia, de que as entregas começarão dentro de cerca de dois anos, ou seja, em 2025.
Sobre a estética invulgar deste SUV que a Aehra pretende posicionar no segmento do ultra-luxo, o principal destaque vai, sem dúvida, para a fora de funcionamento das portas, que o fabricante italiano diz ser do tipo elytra. O que, no fundo, significa que as portas das frente abrem tipo superdesportivo, para cima e para a frente, num só movimento, enquanto as de trás abrem simplesmente para cima.
Igualmente marcantes, alguns pormenores de design, como é o caso dos pretensos retrovisores exteriores especialmente finos, que a Aehra diz serem inspirados nas soluções das motos de competição, assim como a curta frente e traseira, com os eixos bem perto dos extremos da carroçaria. Permitindo, igualmente e desta forma, uma distância entre eixos de quase três metros, naquilo que o director de design do fabricante, Filippo Perini, designa de uma "abordagem corajosa".
LEIA TAMBÉM
Além de uma berlina. Start-up elétrica Aehra anuncia SUV "ultra-premium"
Finalmente, nota, ainda, para a inclinação forte do pára-brisas, que assim parece entrar pelo tejadilho, ao mesmo tempo que contribui para um perfil do tipo fastback, a prometer elevada eficiência aerodinâmica. Neste caso e embora ainda sem qualquer dado exacto quanto ao coeficiente, graças também à presença de várias soluções aerodinâmicas activas na frente e traseira.
Aliás, a Aehra anuncia, igualmente, a utilização de vários materiais composto na construção da carroçaria monobloco do SUV, cujas dimensões rondam os 5,1 m de comprimento, 2,0 m de largura, 1,6 m de altura, mas também um peso que o fabricante espera que fique abaixo das duas toneladas. Embora e para já, desconheça-se o tipo, dimensões ou capacidade das baterias que o modelo envergará.
Pelo contrário, o fabricante italiano revela que o SUV deverá anunciar uma potência entre os 680 e 815 cv, capaz de permitir uma velocidade máxima na ordem dos 265 km/h. À qual se soma ainda uma autonomia prometida na ordem dos 800 quilómetros.
"O Aehra SUV representa uma combinação radical de materiais sustentáveis de ponta, tecnologia EV ultra-avançada, tecnologias de fabricação inteligentes, design italiano puro e, claro, um momento seminal na história da nossa empresa", afirmou, em comunicado, o fundador e CEO da Aehra, Hazim Nada.
Berlina também a caminho
Entretanto e no momento em que revelou o design exterior do seu SUV de ultra-luxo, a Aehra avançou, ainda, que o modelo deverá ostentar um preço entre os 160 e 180 mil dólares americanos, qualquer coisa como entre os 159 e os 179 mil euros à cotação atual.
A par do SUV, o fabricante tem ainda previsto o lançamento de uma berlina elétrica, cuja a apresentação deverá ter lugar em 2023.
A ambição da companhia sediada em Milão é que a berlina possa começar a ser entregue aos clientes igualmente em 2025.