Para já não mais que uma pequena start-up ítalo-americana, a Aehra acaba de fazer a sua apresentação ao cada vez mais competitivo mercado dos veículos elétricos, com aqueles que serão os seus primeiros dois modelos: uma berlina e um SUV. Este último, uma proposta "ultra-premium", de linhas muito semelhantes ao BMW iX, mas também com portas tipo Tesla Model X.
Pequeno fabricante com sede em Milão, Itália, e que tem nos seus quadros nomes como os anterior chefes de design da Lamborghini, Filippo Perini, Alessandro Salvagnin e Alessandro Serra, assim como do design de exteriores da Italdesign Marco Qumori, a Aehra anuncia-se, assim, ao mercado, começando pelo topo. Com, não somente uma berlina 100% elétrica, mas, principalmente, um SUV também zero emissões e que o próprio fabricante qualifica de "ultra-premium". E capaz de "eclipsar" os potenciais rivais...
De resto e pelo menos para já, a nova start-up ítalo-americana, co-fundada por Hazim Nada, mostrou apenas alguns teasers dos futuros produtos, os quais, diga-se, nenhum tem ainda nome. Mas que não deixam de revelar aquele que poderá ser um dos aspectos emblemáticos: portas dianteira de abertura tipo asa de borboleta, acompanhadas de portas traseira cuja abertura se assemelha bastante às do Tesla Model X. Ou seja, com um sistema de abertura tipo asas de gaivota.
Especialmente no caso da solução traseira e conhecidos que são alguns problemas com o sistema utilizado no Model X, resta apenas esperar para ver se, no caso da start-up italiana, imprevistos como um possível desacerto no encaixe, resultante do o uso sucessivo, terão sido totalmente ultrapassados...
LEIA TAMBÉM
Jeep Wagoneer vai regressar ao mercado como SUV premium
Por outro lado e tomando ainda como ponto de partida as imagens divulgadas pela empresa, uma estética exterior a prometer, no caso do SUV, algumas semelhanças com propostas como o BMW iX. Nomeadamente, através de uma frente mais curta e mais picada, ópticas acentuadamente deslocadas para as extremidades, e com o fabricante a prometer, ainda, uma silhueta aerodinâmica, a par de um habitáculo espaçoso.
Basicamente e conforme também refere a empresa, em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, opções que visam dar origem a "um design profundamente diferente de qualquer veículo atualmente no mercado". Com a certeza de que, "não estamos a apontar a potências desmedidas, mas a um desempenho de topo", afirma Nada.
Embora assumindo como rivais, marcas como a Tesla, Lucid, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, a Aehra não avança quaisquer dados técnicos relativos ao trem de força que usará nos seus dois modelos, revelando apenas que serão propostos com uma só opção de bateria. A qual deverá permitir autonomias na ordem das 800 quilómetros, valor substancialmente mais elevado que, por exemplo, os 600 quilómetros WLTP anunciados pelo Mercedes EQS ou os 560 km prometidos pelo Model X.
A partir de 160 mil euros… à cotação atual
A terminar, dizer apenas que a Aehra tem previsto fazer a apresentação oficial e mundial deste SUV, já em Outubro, seguindo-se o desvendar da berlina, em fevereiro de 2023. Quanto à comercialização, só deverá ter início em 2025.
Ainda assim, a start-up ítalo-americana aponta, desde já, como objectivo, entregar entre 15.000 a 25.000 unidades, logo nos primeiros 12 meses de comercialização.
Quanto a preços, o fabricante aponta para um preço de entrada, no caso do SUV, a rondar os 160 mil euros, à cotação atual, ao passo que a berlina surgirá um pouco mais cara, com um PVP na ordem dos 180 mil euros. Resta aguardar...