Pequena start-up italiana, a Aehra Automobili S.R.L. acaba de divulgar os nomes dos seus dois primeiros projectos de veículos de luxo elétricos, após ter batizado o SUV de Impeto e o sedan de Estasi. Estratégia que visou, igualmente, conseguir a ajuda do governo italiano, nos esforços para reunir os 1,2 mil milhões de euros que a empresa estima serem necessários para tornar os veículos uma realidade.
Assumindo como intenção produzir as versões finais destes dois concepts na sua fábrica de Mosciano Sant'Angelo, na região italiana de Abruzzo, centro de Itália, a Aehra Automobili S.R.L. procura convencer o Executivo nacionalista italiano a investir no projecto, também com o argumento de que a sua concretização levará à criação de 540 novos postos de trabalho numa nova fábrica a erigir no local, assim como mais 110 em Milão, onde a empresa está sediada.
Segundo a Automotive News Europe, que avançou com a notícia, à frente do projecto, que os seus responsáveis defendem necessitar de um investimento total na ordem dos 1,2 mil milhões de euros, parte dos quais esperam poder ser assegurado pelo Executivo italiano, está Hazim Nada, um cidadão italiano de 40 anos, nascido nos EUA, e filho de um banqueiro egípcio que vive na Suíça.
Outro dos fundadores é Sandro Andreotti, antigo pára-quedista das Forças Armadas italianas e fundados da Nada of AeroGravity, uma empresa de túneis de vento verticais.
Um sector em confronto
Vale a pena recordar que o Executivo nacionalista liderado por Georgia Meloni tem vindo a travar uma intensa luta no sector automóvel e, mais concretamente, com fabricantes como a Stellantis. Neste caso, com o propósito de garantir que a proprietária de marcas italianas como a Fiat e a Alfa Romeo, aumente a produção anual nas suas fábricas em Itália, para 1 milhão de veículos, até ao final da década. Algo que, assim espera o Executivo, exigirá a contratação de mais mão-de-obra.
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Ao mesmo tempo, recorda também a Auto News, o ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso, tem vindo a cortejar várias outros fabricantes automóveis estrangeiros e, inclusive, chineses, para que construam as suas próximas fábricas na Europa, em solo italiano.
Ainda em 2021, uma joint-venture americana e chinesa de nome Silk EV chegou a revelar um plano de mil milhões de euros para fabricar superdesportivos na região italiana de Emilia-Romagna, o chamado Motor Valley de Itália, onde também está a Ferrari, a Lamborghini, a Maserati e a Ducati. No entanto, já em 2023, o projecto foi abandonado, com os participantes a queixarem-se de não terem conseguido apoio financeiro suficiente.
A Aehra e o cone de aspiração
Quanto à Aehra Automobili S.R.L., deixou já a dica, ao afirmar, através de comunicado assinado pelo seu fundador Nada, que "será imensamente gratificante ter o nosso pedido de financiamento aprovado pelo governo italiano e ser seleccionado como um projecto de importância estratégica nacional". Assumindo, assim, a vontade de aproveitar o "cone de aspiração" resultante das intenções do Executivo transalpino de fortalecer a sua indústria automóvel.
Já sobre os dois veículos, o SUV Impeto e a berlina Estasi, a empresa avança que foram desenhados por Fillipo Perini, que já trabalhou para a Alfa Romeo, Lamborghini, Italdesign e Genesis.
Tecnicamente, ambos os veículos deverão anunciar uma autonomia de até 800 km, mesmo com uma configuração de três motores elétricos - um à frente, mais dois nas rodas traseiras. Solução que também deverá permitir uma potência máxima combinada de 800 cv, capaz de assegurar uma velocidade máxima de 260 km/h, assim como acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.