A grande maioria de nós, portugueses, somos incapazes de indicar mais do que uma ou duas marcas de automóveis lusitanas. Aqui, na Turbo, e durante as próximas semanas, pretendemos retificar esta lacuna, pois, na verdade, Portugal está repleto de histórias, projetos e marcas dignas da nossa consideração. Hoje damos-lhe a conhecer a marca Adamastor e o seu P003 RL.
A marca Adamastor constitui um dos projetos de carros desportivos mais interessantes que jamais floresceu no nosso país. Sendo, também, a mais recente adição ao currículo, surpreendentemente extenso e rico, de marcas de automóveis portuguesas.
O principal protagonista da história, ainda em construção, é o primeiro modelo da Adamastor, o P003 RL.
Trata-se de um desportivo absolutamente puro, cujo habitat natural é a pista, ainda que se sinta, como "peixe dentro de água", nas estradas. Sobretudo, nas portuguesas, pois conta com 80% de materiais e componentes de origem nacional.
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A Adamastor surgiu da mente de Ricardo Quintas e Nuno Faria, por volta do ano 2010.
A eles, juntaram-se outros técnicos, numa equipa que conta com cerca de 10 pessoas.
Em 2012, surgiu o primeiro protótipo, o P001, que serviu apenas como alavanca para o P002, o segundo protótipo. O terceiro, apelidado de P003, surgiu por volta de 2017, sendo que este é considerado, pela marca, como sendo o seu primeiro modelo, pois foi o único que satisfez os parâmetros da equipa.
O Conceito
Um desses parâmetros, foi a homologação do P003 para a circulação em vias públicas, passando-se a chamar, assim, de P003 RL (Road Legal).
O conceito que lhe está na base, é simples: peso extremamente reduzido, dois lugares, motor central-traseiro, tração posterior, sem ajudas eletrónicas à condução, e somente dois objetivos - a performance e o prazer de condução.
Outro pilar em que assenta este modelo, é a personalização. Quem quer comprar um Adamastor, torna-se não só cliente, como também co-criador, já que pode construir um exemplar completamente à sua medida.
O Adamastor P003 RL
Regressando ao P003 RL, trata-se de um desportivo com fortes inspirações na competição, sendo que, prova disso, são as suas especificações e características.
O chassis é do tipo tubular, construído em aço. Foi projetado segundo as normas da FIA e divide-se em três secções. As secções frontal e traseira, que foram projetadas para se destruírem, em caso de embate, absorvem a força do impacto. Já a secção central, foi projetada para aguentar todos os impactos, sem se destruir, à semelhança do que acontece num monolugar de Fórmula 1.
A suspensão é de triângulos sobrepostos e permite a regulação da altura, do amortecimento, da rigidez, e até do "camber" e do "caster".
Os travões contam com discos de 295 a 380 mm, cujas pinças podem ser de 4 ou 6 pistões.
No que toca à motorização, o modelo da Adamastor pode ser equipado com qualquer motor que o cliente deseje. Sendo que, as opções já conhecidas, passam por motores de combustão interna, montados transversalmente.
O protótipo P003 RL adotou um V6, de origem Lexus/Toyota, com 3.5 litros, 273 cv e 350 Nm de binário. E que permite que o modelo atinja os 100 km/h em 3,3 segundos e alcance uma velocidade máxima de 255 km/h, limitada eletronicamente.
A outra opção que é para já disponibilizada, é um motor Ford de 4 cilindros Turbo, de 2.3 litros, a mesma unidade Ecoboost utilizada no Ford Focus RS e no Ford Mustang. No Adamastor, debitará 335 cv e 475 Nm de binário.
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Este bólide permite, ainda, a escolha de uma caixa de velocidades sequencial, semi-automática, ou manual. Esta última, de fabrico nacional, que foi a escolha para o protótipo P003 RL, e que contribui para um peso total de cerca de 850 kg.
Já o preço deste modelo, pode oscilar entre os 80 mil e os 100 mil euros, dependendo das opções.
De olhos postos no futuro
De momento, a marca já fabricou um segundo exemplar, e "não foram ainda produzidas mais unidades, pois estamos a terminar a mudança de instalações, para um novo local (Matosinhos), de maiores dimensões. Infelizmente, o estado atual, de emergência mundial, impede-nos de conseguir trabalhar a 100%" revelou, à Turbo, a Adamastor.
Até hoje, já foi vendido um P300 RL, sendo que a Adamastor revela que estão já encomendados outros 10 exemplares.