O gigante informático tem tentado manter o máximo secretismo em redor das suas investigações neste campo, mas agora um acidente com um carro autónomo da Apple veio confirmar que esta continua a ser uma forte aposta para o futuro No início do ano foi confirmado que a Apple estava a desenvolver uma nova frota de veículos para testes em condução autónoma com veículos da Lexus. Desde então o projeto esteve envolto em muito secretismo, mas agora um acidente veio confirmar que os testes já estão a decorrer. Foi na última semana, a 24 de agosto, que se descobriu que um Lexus RX450h atingido na traseira por outra viatura era, afinal, um protótipo de testes de condução autónoma por parte da Apple. O acidente foi causado por um Nissan Leaf de 2016, que não evitou colidir com a retaguarda do veículo que seguia em modo de piloto automático. As viaturas seguiam a aproximadamente 24 km/h e apesar dos danos materiais nos automóveis, ninguém ficou ferido. O embate aconteceu quando o carro autónomo da Apple estava a parar na entrada para outra via, esperando por um momento para prosseguir esta manobra em segurança, altura em que foi atingido. A empresa confirmou que preencheu o relatório policial mas declinou mais comentários sobre o projeto e os testes ao carro autónomo da Apple. O possível interesse da Apple no mundo da condução autónoma tem sido um caso complexo, marcado por vários avanços e recuos, tendo mesmo surgido rumores no passado que a empresa desistiu desta área. No entanto, notícias do início do ano revelaram que seria implementada uma frota de investigações e desenvolvimento formada, pelo menos, por 28 exemplares do Lexus RX450h (modelo que surge na foto de abertura do artigo). E, mais recentemente, em agosto, informações referentes a um caso em tribunal confirmaram que de momento trabalham cerca de 5000 pessoas na divisão relativa aos testes ao carro autónomo da Apple. Isso confirma que esta é mesmo uma aposta numa nova área onde a empresa que Steve Jobs elevou a novos patamares, onde terá de competir com os grandes fabricantes automóveis do planeta e ainda com outros gigantes do mundo digital, onde se inclui a Google.