Um estudo da ACEA - Associação Europeia de Construtores Automóveis vem defender que a União Europeia precisa investir na Mobilidade Elétrica, nomeadamente, garantindo a instalação de um milhão de postos de carga públicos para veículos elétricos, até 2024. Número que deverá chegar aos três milhões, até 2029.
Numa carta conjunta, subscrita por fabricantes automóveis, ambientalistas e grupos europeus de consumidores, a ACEA recordou, ainda, à Comissão Europeia, que, com a implementação destas medidas, tanto os construtores automóveis, como os operadores privados de redes de carregamento, já poderão fazer planos em termos de futuro.
"A Comissão Europeia precisa de tomar medidas, muito rapidamente, de forma a fixar novas metas, que levem a um crescimento da infraestrutura de carregamento em todos os estados-membros", afirma o presidente da ACEA, Oliver Zipse, e que é também o CEO da BMW. Acrescentando que, "de outra forma, até mesmo os atuais objectivos em termos de redução de emissões, destinados a combater a mudança climática, passarão a estar em risco".
Conforme também recorda a Automotive News Europe, a venda de veículos elétricos tem ganho, nos últimos tempos, uma aceleração acentuada, ao mesmo tempo que a venda de veículos com motor de combustão têm vindo a cair, em particular, durante a pandemia.
Entretanto, os construtores automóveis com presença nos mercado europeus continuam a lançar novos modelos zero emissões, também como forma de cumprirem as metas cada vez mais restritivas, impostas pela União Europeia (UE). Embora, muitos dos consumidores que, à partida, até se mostram interessados em comprar um EV, acabem deparando-se com as limitações decorrentes de uma rede pública de abastecimento com uma dimensão aquém das necessidades, com tarifas variadas e uma ainda maior diversidade em termos de meios de pagamento.
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Segundo os números já divulgados pela UE e relativos a 2020, existem, neste momento, um total de 224.538 pontos de carregamento no espaço europeus.
Na mesma missiva, assinada também pelo lobby pró-consumidores BEUC e pelo grupo Transport & Environment (T&E), os subscritores apelam à Comissão Europeia para a necessidade de criar normas comuns para todo o espaço europeus, assim como para que, até 2029, existam, na totalidade dos estados-membros, cerca de mil estações de hidrogénio em funcionamento.
Entretanto, o governo alemão anunciou, esta quarta-feira, ter concordado com um projecto-lei que visa erigir um total de 1.000 postos de carregamento rápido nas auto-estradas, até ao final de 2023. Projecto que implicará um investimento na ordem dos 2.000 milhões de euros, avança o Automotive News Europe.