Com o objetivo de tornar o Audi S8 no rei das autoestradas alemãs, o preparador germânico ABT Sportsline efetuou um conjunto de transformações que permitem oferecer prestações dignas de um super-desportivo.
Bastaram seis meses para a ABT Sporstline revelar a sua reinterpretação do Audi S8 de 2020. Carregada de equipamento, dotada de espaço e estilo, esta berlina de luxo da marca dos quatro anéis está preparada para rolar nas autoestradas alemãs a mais de 200 km/h com toda a serenidade.
Com base no bloco original, um V8 biturbo com 571 cv de potência e 800 Nm de binário, os preparadores da ABT conseguiram aumentar estes valores para 700 cv e 880 Nm, respetivamente. Para o efeito efetuaram um conjunto de alterações no software do sistema de gestão do motor.
Estas alterações permitiram uma melhoria nas prestações, sendo possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos contra os 3,8 segundos do modelo de série, superando mesmo um Porsche Carrera 4S PDK de 2020.
As modificações técnicas oferecem a possibilidade de se aumentar a limitação da velocidade máxima para 270 km/h, desde que a unidade esteja equipada com ABT e travões cerâmicos.
LEIA TAMBÉM
ABT apura Audi RS6 Avant com novo escape, suspensão e jantes
Para proporcionar um comportamento dinâmico mais previsível, o Audi S8 conta, de série, com uma suspensão ativa inteligente, que consegue compensar a entrada em curva, inclinando a carroçaria em 3º graus no sentido oposto, além de ler o terreno a uma distância de 15 metros.
Retoques exteriores
A intervenção da ABT Sportsline no Audi S8 não se limitou ao capítulo mecânico. O aspecto exterior original, que já é bastante elegante e desportivo, também recebeu alguns retoques, destacando-se um subtil aileron em fibra de carbono na tampa da bagageira.
O kit de personalização exterior inclui a opção por dois modelos de jantes de 20 polegadas ABT GR e FR. Este último modelo também está disponível na dimensão de 21 polegadas.