Prestes a comemorar 125 anos de existência, o conhecido preparador automóvel alemão ABT Sportsline decidiu assinalar a data, produzindo edições limitadas de 125 unidades dos modelos Audi mais desportivos e radicais. Sendo que, depois do RS6-R e do RS7-R, a empresa lança agora o ABT RSQ8-R, um "monstro verde" com 740 cv de potência!
Concebido com base no já por si impressionante Audi RS Q8, SUV Coupé desportivo que, com os seus 600 cv e 800 NM de binário máximo, garantidos por um V8 4.0 litros equipado com tecnologia Mild Hybrid, detém o título de modelo mais rápido no Nordschleife, ao mesmo tempo que anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, a verdade é que, o novo "monstro verde" da ABT, consegue levar ainda mais longe, muitos destes parâmetros. Desde logo, a potência e o binário, os quais, graças à magia do preparador alemão, dispararam para os 740 cv e 920 Nm!
O feito, revela a ABT, foi conseguido mediante a reprogramação do motor e a incorporação de um intercooler maior, assim como de um sistema de escape em acço inoxidável com quatro saídas de 102 mm. Argumentos que permitem ao ABT RSQ8-R, por exemplo, atingir uma velocidade máxima anunciada de 315 km/h, ao mesmo tempo que exibe uma sonoridade muito mais grossa e arrebatadora.
LEIA TAMBÉM
Novo Audi RS Q8 é o SUV mais rápido do 'Inferno Verde'
Mantendo a mesma caixa automática de oito velocidades e a tracção integral quattro, o RSQ8-R conjuga as prestações de verdadeiro desportivo, com um visual não menos impressionante, marcado pelo carbono. Material escolhido, desde logo, para os muitos elementos que fazem parte do kit aerodinâmico específico, entre os quais, um "lábio" inferior dianteiro, moldura da grelha frontal, protecções das molduras das rodas, capa dos retrovisores e difusor traseiro.
A terminar, umas impressionantes jantes de 23 polegadas de raios duplos, revestidas por umas borrachas de dimensões 295/35 R23.
Finalmente e passando ao interior, mais carbono, a acrescer às várias aplicações, também neste material, que a própria Audi propõe de origem. Como é o caso da moldura dos assentos, o topo e base do volante, e o revestimento da consola central.
Específico do modelo da ABT, os logótipos do preparador e 'RSQ8-R' espalhados pelo habitáculo, nomeadamente, nos encostos de cabeça, molduras das portas, manete da caixa de velocidades e tapetes. Sendo que, a culminar esta personalização, a inscrição do número da unidade, na base da consola central.
Preço? 260.000€, já com homologação TÜV. Valor que, diga-se, até é compreensível, se pensarmos que, só pelo Audi RS Q8 que serve de base, mais os packs RS Dynamic Plus, Carbono e Preto Brilhante, e as capas dos retrovisores em negro, é preciso despender qualquer coisa como 190 mil euros...