O sistema de abertura do carro por impressão digital, uma tecnologia que também fará a ignição do Hyundai Santa Fe, terá estreia mundial em janeiro no mercado chinês A Hyundai anunciou a estreia mundial a partir do primeiro trimestre de 2019, inicialmente na China com o SUV Santa Fe em janeiro, o uso de impressões digitais para aceder ao interior do automóvel e colocá-lo em funcionamento. Esta tecnologia recorre a um pequeno sensor colocado na porta, que consegue ler a impressão digital. Existe um segundo sensor colocado no botão de ignição, que permite colocar o carro em funcionamento. Embora os sistemas keyless já permitam colocar o carro em funcionamento, o recurso à impressão digital vem oferecer outra vantagem. Afinal, ao reconhecer o condutor , o veículo será capaz de acionar determinadas personalizações, como a posição dos bancos e retrovisores e preferências de conetividade. Além disso, a intenção é expandir este sistema para que ele defina automaticamente a climatização, posição do volante e outras configurações. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-Fingerprint-technology_press-photo1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-fingerprint-technology_press-photo2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-fingerprint-technology_press-photo3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-fingerprint-technology_press-photo4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-Fingerprint-technology_press-photo1-1-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/Hyundai-Fingerprint-technology_press-photo1-1-22222.jpg] A tecnologia de abertura do carro por impressão digital tem sido alvo de investigações há vários anos, mas a sua utilização vindo a ser adiada por questões de segurança. A Hyundai diz que conseguiu agora alcançar um nível de proteção que permite a utilização. A informação encriptada dos dados biométricos é obtida por um sistema de "reconhecimento capacitante" que deteta as variações dos níveis de eletricidade nos vários pontos da impressão digital, prevenindo falsificações e outras tentativas de enganar o sensor. Por esse motivo, é indicado que este sistema é cinco vezes mais seguro que as habituais keyless, com uma margem de erro de 1 em cada 50.000. Mas, além disso, a capacidade de aprendizagem em tempo real apoiada por atualizações dinâmicas da tecnologia de abertura do carro por impressão digital garante que ela melhora continuamente a margem de erro. Fonte: Hyundai e Autocar