A Abarth revela que o seu modelo mais potente de sempre tem 240 cv e é elétrico, tendo sido desenvolvido, em colaboração com a Stellantis Motorsport, a partir do Fiat 600E.
Com base no Fiat 600E, a Abarth e a Stellantis Motorsport desenvolveram uma versão musculada do pequeno SUV italiano que desenvolve uma potência de 240 cv, valor bastante mais elevado do que os 156 cv da versão de série.
Se o Fiat 600E consegue já acelerar dos 0 aos aos 100 km/h em apenas nove segundos, o Abarth 600E deverá conseguir baixar o tempo para os seis segundos.
O comunicado da Abarth, acompanhado das já tradicionais imagens da carroçaria camuflada, é pródigo em considerações acerca do ADN desportivo da marca, mas escasso em detalhes, não adiantando se o pequeno SUV desportivo elétrico vem equipado com um ou dois motores elétricos. Tudo leva a acreditar que a potência será transmitida às rodas dianteiras.
A Abarth refere que o novo modelo assenta numa plataforma de elevada performance denominada Perfo-eCMP, que é baseada na conhecida eCMP, desenvolvida em conjunto com a Stellantis Motorsport, que na sua conceção recorreu a "uma combinação de tecnologias, experiência em corridas, know-how de engenharia e milhares de horas de testes para dar origem a este projeto de elevada performance".
Configurado para condução desportiva
A marca do Escorpião adianta que o Abarth 600E está dotado com um grupo propulsor de elevado desempenho e suspensões com uma "configuração dedicada para garantir o controlo, a agilidade e a estabilidade, bem como para traçar as trajetórias mais eficazes e garantir uma excelente dinâmica de competição em todos os tipos de condições".
Para otimiza a dinâmica de condução, o novo Abarth está também equipado com um inovador diferencial de deslizamento limitado, desenvolvido para as necessidades específicas de um grupo propulsor BEV e adaptado às suas características dinâmicas.
O sistema de travagem, por sua vez, estará preparado para responder às maiores exigências da condução, graças a discos de travão de maiores dimensões e a superfícies de disco mais largas para uma melhor dissipação do calor e uma maior resistência à fadiga.
Quanto aos pneus, estes foram desenvolvidos com base na experiência nas competições de Fórmula E, para garantirem a máxima aderência sem comprometer a autonomia nem a acústica. Segundo a Abarth, graças à banda de rodagem de composto mais macio na zona exterior e central, proporcionam uma maior aderência nas curvas e uma maior autonomia, enquanto a inserção de poliuretano assegura o isolamento acústico (-20% de nível de ruído percetível).
Habitáculo ergonómico
O interior, por seu lado, conta com bancos de elevado conforto com ergonomia de competição que se destinam a proporcionar uma condução confortável mesmo nas "viagens mais extremas".
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Compostos por quatro espumas diferentes para um apoio otimizado em cada zona do corpo, os bancos de alta performance apresentam uma forma envolvente para conter o corpo nas curvas e enfatizar o apoio lateral. A espuma de maior densidade garante uma elevada durabilidade.