Com uma já longa história ligada à competição, a Abarth celebra o 50.º aniversário do campeonato monomarca que promove em Itália, o Abarth Formula Italia, com nova edição especial do 595: o Abarth F595 Cabrio. Para desfrutar, dentro e fora de pista.
Fundada em 1949 pelo ítalo-austríaco Carlo Abarth, a preparadora com o mesmo nome do seu fundador há muito que mantém uma ligação quase umbilical ao grupo FIAT. Preparando e transformando modelos do fabricante de Turim, em verdadeiros e genuínos desportivos.
É, de resto, com base nessa experiência acumulada ao longo de mais de 70 anos que a Abarth dá agora a conhecer, por ocasião dos 50 anos do campeonato monomarca - Abarth Formula Italia - que promove em Itália, uma nova edição, especial e limitada, destinada a celebrar a data: o Abarth F595. E que, mantendo intocados os famosos genes provenientes da competição, acrescenta uma estética particular, personalizada, mas não menos empolgante.
[caption id="attachment_162121" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]Aliás e mesmo com as dimensões compactas que caracterizam a proposta que lhe está na base, é caso para dizer que este F595 não passa despercebido. Desde logo, fruto do kit estético exterior composto por capas dos retrovisores e inserções no pára-choques a vermelho, e a que se juntam, ainda, umas personalizadas jantes em liga leve de 17" em preto mate, acompanhadas de discos de travão 284x22 autoventilados e perfurados, além de com pinças também na cor vermelha.
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Isto, com a cereja no topo do bolo a ser, contudo, o novo sistema de escape Record Monza Sovrapposto, que, com as suas quatro pequenas ponteiras metalizadas dispostas 2+2 na vertical, marcam não apenas a estética, como a própria condução!
INTERIORPassando ao habitáculo, um ambiente construído, claramente, em prol do condutor e da condução, sem grandes preocupações com artifícios estéticos ou plásticos, mas, sim, com as sensações desportivas sentidas a bordo.
[caption id="attachment_162122" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]Esforço bem patente, de resto, em aspectos a pedaleira e apoio de pé em metal com superfície antiderrapante e emblema do escorpião gravado; no manómetro independente do turbo; no volante de excelente pega; mas também num banco de concepção desportiva, com bons apoios laterais e regulações manuais. E que só não consegue oferecer uma posição de condução que podia ser um tudo-nada mais baixa, sem que tal significasse beliscar o óptimo acesso a comandos.
De resto e num ambiente em que a afirmação desta série especial não vai além do logótipo 'Black Tar 500' na frontal do tablier e do revestimento da consola em Matt Black, mantêm-se os maus espaços de arrumação, o difícil acesso e fraca habitabilidade nos bancos traseiros, além do acesso apertado e pouca capacidade (185 litros) da bagageira. Embora, reconheça-se, tudo isto acabe relativizado a partir do momento em que e no caso específico da versão Cabrio que tivemos oportunidade de ensaiar - o F595 também está disponível na carroçaria berlina -, pressionamos o botão no topo do pára-brisas que faz recuar a capota de lona até junto da tampa da mala, deixando-nos de cabelos ao vento...
[caption id="attachment_162123" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]Única exigência: a velocidade não deverá acima dos 100 km/h e, para um total destapar do habitáculo, a necessidade de dar, não um, mas dois toques. No entanto, o que é isso, face à luminosidade e aquecimento que, mesmo nestes dias mais frios, tal solução proporciona?...
MECÂNICAContudo e até por se tratar de um pequeno pocket rocket, bem mais importante do que a capota, é aquilo que está debaixo do capot dianteiro. E que, neste caso, se resume a um já conhecido quatro cilindros T-JET a gasolina com 1.368 cc e que, graças também à inclusão de um turbocompressor Garret e de um filtro BMC de alto rendimento, consegue anunciar uma potência máxima de 165 cv às 5.500 rpm, assim como um binário de 230 Nm, às 3.000 rpm.
[caption id="attachment_162124" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]De resto e marcado por uma evolução progressiva, mas enérgica, até às 7.000 rpm, à qual não falta sequer uma sonoridade viciante emitida pelo escape ativo Dual Mode Record Monza Sovrapposto, o Abarth F595 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 7,3 segundos, só terminando a progressão do ponteiro de velocidade aos 218 km/h. Tudo isto, com a ajuda de uma caixa manual de apenas 5 velocidades, na qual só sentimos falta de um pouco mais de feeling. Ou e já agora, uma engrenagem um tudo-nada mais curta...
Aliás e já que estamos na fase dos lamentos, oportunidade para apontar o dedo, também e como não poderia deixar de ser, aos consumos. Os quais já seriam altos, caso se tivessem confirmado os 6,9 l/100 km de média anunciada pela Abarth, mas que acabaram mostrando-se ainda mais elevados, após termos entregue o piccolo Abarth com o registo de 8,2 l/100 km de média, no registo do consumo.
[caption id="attachment_162125" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] TECNOLOGIAProposta genuinamente desportiva e visceralmente concebida para a condução, o Abarth F595 acaba expressando, esse mesmo posicionamento, no domínio da tecnologia. E, isto, mesmo sem abdicar de soluções como o painel de instrumentos 100% digital e com layout específico consoante o modo de condução seleccionado, e um ecrã central táctil a cores, parte do sistema de informação e entretenimento Uconnect com serviços de telemetria, USB, Bluetooth, conexão Apple CarPlay/Android Auto, mas com apenas 7". Além de excessivamente na horizontal - recolhida a capota, piora a visibilidade, devido ao embate da luz solar.
Mais do que isto e ainda no capítulo do conforto, comandos multimédia no volante, ar condicionado manual e sensores de estacionamento traseiro. Sendo que, a partir daí, "tecnologias", só mesmo as direccionadas para a condução, como é o caso de soluções técnicas como o sistema de travagem com discos perfurados ou da suspensão traseira de eixo de torção, com barra anti-oscilação e amortecedores KONI com válvula FSD, sinónimo de amortecimento selectivo de frequência...
[caption id="attachment_162126" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] AO VOLANTEAliás e se opções como as atrás descritas, poderão causar alguma estranheza pela sua qualificação como "tecnologia", já o mesmo não acontecerá ao serem englobadas no domínio da condução. Desde logo, devido ao contributo para uma experiência ao volante envolvente e desafiante, que nos faz desejar ir sempre um pouco mais além, como, aliás, acontece - e bem! - neste Abarth F595...
Mesmo com uma posição de condução que podia, efectivamente, ser um pouco mais baixa, a verdade é que não ficam dúvidas, quer quanto à eficácia, quer quanto às sensações genuinamente desportivas de uma proposta que, mercê, também, dos bons pneus Pirelli PZero Nero 205/40 ZR 17, trava de forma tão eficaz e segura, quando acelera. Recuperando, a partir daí, a emoção e a adrenalina que rapidamente disparam, em particular, quando por trajectos mais sinuosos.
[caption id="attachment_162127" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]Afinal, doseado de forma correcta o acelerador e aproveitado o peso razoável da direcção, assim como uma relação peso-potência de 6,5 kg/cv, nem mesmo as naturais aberturas de trajectória que irrompem com o passar dos limites, conseguem fazer com que este F595 se mostre menos estável ou seguro na condução.
No entanto e se aquilo que se procura é ainda mais nervo e sonoridade, então, a solução é pressionar o botão, com um escorpião desenhado, em plena consola central. Para, a partir daí, toda e qualquer passagem de caixa, levantar do pé do acelerador ou até mesmo aceleração a fundo, ser brindada com reacção sonora da parte do propulsor. E, ao mesmo tempo que o arrebatamento garantido pelo turbocompressor Garret, mostra correspondência no mostrador independente ali colocado para o efeito.
Em suma: um mimo!...
[caption id="attachment_162129" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] VEREDICTOPequeno no tamanho, mas grande nas emoções que proporciona, o novo Abarth F595 é, no fundo, mais um excelente exemplo daquilo que o famoso preparador italiano tão bem sabe fazer: pequenos desportivos fortemente impregnados do sabor a competição, que, mais do que automóveis para o dia-a-dia, são óptimos "brinquedos" para horas e horas de divertimento ao volante!
No caso deste F595, é certo que não é barato, é guloso, pouco funcional e versátil... mas o que é que interessa isso, a partir do momento em que decidimos "inscrever-nos" na Fórmula Abarth?...
Gostámos
Comportamento Inspirado, também tecnicamente, nos carros que disputam o troféu monomarca da Abarth em Itália, o F595 é o tipo de pequeno desportivo com o qual é preciso cuidado. Isto porque, uma vez que nos sentamos ao volante, o mais difícil é conseguir deixar!... | Motor Pequenino mas cheio de alma e garra, a que acresce, depois, uma série de componentes técnicos particularmente importantes, o 1.4 T-JET do F595 é um dos grandes culpados pelo vício que o modelo incute em quem o conduz. | Sistema da capota retráctil Num mercado em que são raros os descapotáveis que não obriguem a entrar em passo de tartaruga, para poder accionar capota, o sistema de Abarth 595C F595 é uma descontracção, além de uma facilidade no operar, sem dúvida, elogiável. |
Não Gostámos
Preço/Consumos Pequeno, não somente por fora, como também por dentro, o F595 tem preço e apetite de gente grande, podendo, mesmo, assustar, no momento de fazer contas. | Lugares traseiros Característica importada do modelo que lhe está na base, este Abarth F595 é, a exemplo dos restantes irmãos, proposta pouco receptiva a convívios familiares no seu interior. E, ainda menos, naqueles momentos de diversão! | Bagageira Dono de uma habitabilidade que se resume a pouco mais do que os lugares da frente, o F595 transporta essa característica para a bagageira, de acesso apertado e pouca capacidade. E a culpa nem sequer pode ser assacada à capota de lona... |