Impulsionada pela transformação que a própria Fiat já iniciou, também a Abarth prepara já o lançamento daquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico - uma versão muito própria do 500 elétrico. Cujo lançamento está agendado para 2024.
Baseado, mais uma vez, no Fiat 500, este novo modelo será, também, o primeiro passo do preparador italiano rumo à eletrificação da sua gama. Sendo que, a expectativa do responsável máximo da Abarth, Olivier François, é, também, poder vir a contar, no futuro, com uma oferta composta de, entre um e três propostas do género.
Em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, François recordou que, "há ceca de um ano e meio atrás, recordo-me de ter dito que seria complicado fazer uma versão Abarth do novo 500 elétrico. No entanto, a verdade é que os carros elétricos já são, hoje em dia, automóveis de divertidos de conduzir, sendo que, a boa notícia, é que, neste momento, já estamos a trabalhar numa proposta do género. De resto e a partir do momento em que seja possível fazer o anúncio oficial, acredito que será relativamente rápido até que o modelo esteja pronto".
Contudo e segundo este mesmo responsável, nem tudo são boas notícias, por esta altura: "a má notícia é que toda esta evolução é bem mais complicada do que eu inicialmente pensava. Caso queiramos fazer um verdadeiro Abarth, o trem de força elétrico não pode ser o mesmo, até para que consigamos atingir a potência e binário que pretendemos. Aliás, não é só o trem de força; é também a transmissão, o sistema de travagem... tudo tem de ser adaptado".
LEIA TAMBÉM
Lembra-se dele? Abarth 1000 SP vai ser produzido em edição muito limitada
De resto e sobre este aspectos, importa recordar que o atual Fiat 500e (elétrico) anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100km/ que não vai além dos 9,0 segundos, assim como uma velocidade máxima de 150 km/h. Prestações que, não temos dúvidas, a variante Abarth quererá suplantar... e de forma considerável!
Ainda assim e mesmo com estas dificuldades, o CEO da Abarth - e Fiat, acrescente-se... - não só revela que o desenvolvimento do carro está já na fase final, como assegura que "vai ser fantástico! O som vai ser muito interessante e haverá, inclusivamente, a possibilidade de circular em silêncio ou não".
Olivier François garante, ainda, que a comunidade de fãs da marca italiana não deixará de desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos próximos modelos, até porque "quando se trata de marketing, a Abarth é uma marca totalmente diferente da Fiat, sendo que, os nossos fãs, não comprariam um Fiat, tal como os fãs da Fiat, não comprariam um Abarth".
"Basicamente, trata-se de um carro, mas com dois públicos distintos", defende François, pelo que, "da nossa parte, vamos alavancar a comunidade, envolvê-la no desenvolvimento dos futuros carros, sendo que, as redes sociais, são ideais para levar a cabo essa tarefa".