A Stellantis Heritage decidiu assinalar os 75 anos da Abarth com o lançamento de uma série limitada de cinco unidades do 1300 OT, tendo utilizado o Alfa Romeo 4C como base de trabalho.
A Alfa Romeo terminou a produção do 4C em 2020, mas este coupé com motor central regressa inesperadamente em 2024. A Stellantis Heritage decidiu trazer de volta este automóvel desportivo à luz do dia em 2024 para assinalar os 75 anos da Abarth com o 1300 GT. Trata-se de uma homenagem moderna ao Fiat-Abarth OT 1300, que utiliza o 4C como base.
Não é a primeira vez que o 4C faz um regresso de surpresa. O Abarth Classiche 1000 SP de 2021 adotou uma fórmula semelhante, embora como descapotável. Será de referir que as cinco unidades do Abarth 1300 OT vão ser construídas a partir de automóveis Automóveis Alfa Romeo 4C já fabricados e matriculados, com baixa quilometragem e recondicionados pela Stellantis.
LEIA TAMBÉM
Abarth Classiche assinala 100 anos de Monza com Fiat 500 restaurado
O Abarth Classiche 1300 GT tem uma carroçaria em fibra de carbono, compartimento do motor traseiro com cobertura transparente e um periscópio no teto que presta homenagem ao bem-sucedido automóvel desportivo da década de '60.
A ampla abertura da refrigeração na traseira tem a palavra Abarth em grande destaque, para que todos saibam que não é um 4C. Ostenta as saídas de escape duplas para o motor montado em posição central. O emblema da Alfa Romeo foi substituído pelo Escorpião da Abarth.